04/08/09 11h33

Santos fecha primeiro semestre com alta de 3%

Valor Econômico

Puxado pelas exportações - alta de 18,6% -, o porto de Santos fechou o primeiro semestre com crescimento de 3% em seu volume total de carga, com 38,4 milhões de toneladas. O desempenho aponta para um resultado, em 2009, superior ao de 2008. O ano passado praticamente não apresentou crescimento sobre 2007. A estimativa da Codesp para este ano é operar 81,4 milhões de toneladas. Os embarques no primeiro semestre de 2009 atingiram 28,6 milhões de toneladas. O sinal negativo, que não aparece no resultado geral do porto, foi o fraco desempenho das importações, que declinaram 25,5% no primeiro semestre, comparativamente a igual período de 2008. Foram descarregadas 9,8 milhões de toneladas neste ano.

Esse balanço reflete a retomada da procura de produtos agrícolas pelo mercado mundial, com favorecimento às exportações, enquanto as importações experimentam a queda em produtos de maior valor agregado. O movimento de contêineres teve retração de 17,7%, para 1,030 milhão de Teus (unidades de 20 pés).

O carro-chefe no semestre, em peso, ficou por conta do complexo soja (grãos e peletizada), que somou 7,7 milhões de toneladas e alta de 19,8%. A maior expansão foi do açúcar, com mais 51,2% e 7 milhões de toneladas. A Codesp trabalha com dados que apontam que o porto de Santos, na atual safra, responderá pelo equivalente a 35% das exportações mundiais do produto e por 73% das brasileiras.

O movimento do semestre também revelou expressivo aumento do modal marítimo representado pela cabotagem, que respondeu por 4,7 milhões de toneladas (mais 12,3%) nas operações. É significativo que enquanto o número de navios de longo curso caiu 1,9%, o de cabotagem cresceu 21,5% sobre o primeiro semestre de 2008. Analistas de logística atribuem o crescimento da cabotagem à procura da redução de custos no transporte.