29/09/15 12h15

Sany lança pedra fundamental e retoma obras da fábrica em Jacareí

Projeto é atendido pela Investe SP desde 2009 e envolve investimentos de R$ 50 milhões; Operação deve gerar até 200 empregos

Investe São Paulo

A Sany Heavy Industries realizou nesta segunda-feira, 28 de setembro, a cerimônia de descerramento da pedra fundamental de sua nova fábrica de máquinas e equipamentos para construção civil em Jacareí (SP). O evento marcou também o estreitamento das relações entre o Governo Estado de São Paulo e a província de Hunan, na China, onde está a sede da empresa. A subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Ana Abreu, participou do evento como representante do secretário da pasta e vice-governador Márcio França.

O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “O retorno das obras da Sany mostra a confiança do investidor estrangeiro na recuperação da economia e, acima de tudo, nas vantagens de se empreender em São Paulo”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

A empresa está investindo R$ 50 milhões na planta, que recebe apoio da agência paulista desde 2009 em questões de licenciamento ambiental, legislação tributária e apoio na localização de área para o projeto.

Atualmente, a empresa realiza montagem de produtos em regime CKD (Complete Knock Down – com todos os componentes importados) em galpão alugado em São José dos Campos. Desde sua inauguração, em 2011, essa fábrica cresceu, aumentando o estoque de peças e da área útil de 800 m² para 3.300 m². 

Com a nova planta, alguns dos itens mais consumidos pelo mercado brasileiro terão sua produção nacionalizada, como escavadeiras e retroescavadeiras, sendo que uma das metas da empresa é fabricar no Brasil os principais modelos da linha de escavadeiras até 2017.

“A vinda da Sany é resultado de um grande esforço coletivo para atrair mais empregos e investimentos para Jacareí. Trabalhamos muito para mostrar à empresa que a cidade tem uma ótima estrutura e um grande potencial para receber um empreendimento desse porte. E a decisão da Sany de se instalar no Brasil é uma mostra de como devemos agir em momentos de dificuldade: em vez de lamentar, é preciso erguer a cabeça, trabalhar muito e ser criativo”, disse o prefeito de Jacareí, Hamilton Mota.

A Sany pretende iniciar a produção da nova fábrica em no final de 2016, já que as construções começam ainda esse ano. Serão contratadas à princípio 100 pessoas, mas o objetivo é ter um quadro de funcionários que chegue a 200. A fábrica vai montar cerca de duas mil unidades por ano.

Durante os últimos dois anos, a empresa investiu em pesquisa e desenvolvimento para aperfeiçoar um modelo de retroescavadeira específico para o mercado brasileiro, que poderá até mesmo ser exportado para a América Latina e alguns mercados da África. O produto será lançado em breve.

Em 2010, o CEO chinês da empresa na época, Xiang Wenbo e o então vice-governador Alberto Goldman já haviam assinado um memorando de entendimentos sinalizando a vinda da empresa para o Estado de São Paulo. Devido a retração da economia mundial a empresa optou por postergar o investimento.


Sobre a Sany Heavy Industry

Propriedade do grupo Sany, a Sany Heavy Industries foi fundada em 1994, com sede em Changsha, na China. Desde sua criação, a empresa tem crescido em uma taxa anual de 50%. A marca está envolvida em todos os aspectos da fábrica de máquinas de construção, com um portfólio de 25 categorias e mais de 200 tipos de produtos. 

Todo ano a Sany destina 5% de sua receita de vendas para P&D. Seu objetivo é aprimorar os produtos com a convicção de que “qualidade muda o mundo”. Hoje a empresa tem centros de pesquisa que se tornaram os principais polos tecnológicos da China, obtendo mais de 3.400 patentes. Seus produtos são exportados para mais de 160 países.