12/08/08 15h45

Sanyo faz parceria com a Cotia Trading e volta ao mercado

Gazeta Mercantil – 12/08/2008

Cautelosa, como é normal a toda empresa japonesa, a Sanyo retoma aos poucos, e sem fazer muito alarde, seu espaço no mercado brasileiro. Há quase um ano, a empresa - que já esteve entre as líderes do segmento de eletroeletrônicos nos anos 1980, com televisores, videocassetes e até microondas - coloca em algumas lojas brasileiras suas câmeras fotográficas e filmadoras e agora já estuda a possibilidade de trazer produtos de linha branca como lavadoras premium. O relançamento dos produtos Sanyo é fruto da parceria entre a fabricante japonesa e a Dievo, empresa criada pela Cotia Trading especialmente para distribuição de produtos eletroeletrônicos no Brasil. Juntas, as duas companhias traçaram uma estratégia séria e sem muitas pirotecnias. Revendo sua estratégia no Brasil, a Sanyo encontrou na Cotia Trading a parceira ideal para a distribuição dos produtos. Especializada em importação e exportação de matérias-primas, com faturamento de R$ 1,5 bilhão (US$ 955,4 milhões), o grupo montou uma empresa específica para distribuir os produtos Sanyo. Segundo o responsável pela operação na Dievo, Erik Janis Michel von Fritsch, a volta da marca ao mercado foi muito fácil, uma vez que o nome possuía uma forte lembrança entre os consumidores. A empresa, entretanto, tomou o cuidado de trazer produtos sofisticados como máquinas fotográficas digitais com capacidades superiores a sete megapixels. Isso sem falar nas filmadoras, uma a prova d'água e outra full HD (pronta para tecnologia de imagem de alta definição). Tudo isso, com design e cores diferenciadas. Quanto a linha branca, Tajima diz que estuda a possibilidade de trazer lavadoras de roupas premium ao Brasil, assim como fez com as máquinas fotográficas. "Acreditamos que exista espaço para produtos diferenciados dirigidos a públicos bem específicos", explica o executivo da Dievo.