20/12/12 15h59

São Bernardo dá início ao Parque Tecnológico

Bom Dia - Sorocaba

Com a criação d Associação, município agora aguarda aprovação de projeto na Câmara Municipal

Como iniciativa para o desenvolvimento de atividades na área, São Bernardo criou nesta quarta-feira (19) a Associação Parque Tecnológico do município. A entidade, uma associação civil de fins não econômicos, tem por objetivo a promoção de pesquisa, desenvolvimento, inovação tecnológica e suporte a atividades empresariais em conhecimento, especificamente nos setores design, ferramentaria, automotivo, defesa e petróleo e gás.

Durante o evento, que contou com o prefeito Luiz Marinho, também ocorreu a aprovação do estatuto e a eleição dos membros, entre Ciesp, Senai, Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB), Universidade Federal do ABC (UFABC), entre outras instituições de ensino superior, além de sindicatos dos metalúrgicos, químicos e mobiliário.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson da Conceição, os próximos passos serão a definição final do terreno do Parque Tecnológico, a captação de recursos e a contratação de projetos de pesquisa articulando empresas e universidades e a contratação do projeto executivo para a sede definitiva. Já o projeto executivo deve ser realizado no segundo semestre de 2013. A sede provisória para o início dos trabalhos será nas instalações do Colégio Salete, no Centro, onde também funciona parte da UFABC.

O titular da pasta explica que o modelo adotado ocorre após mais de um ano de pesquisa e de visitas aos mais importantes parques tecnológicos do país (Porto Digital, Parque Tecnológico de São José dos Campos, Parque Tecnológico do Fundão, BHtec, entre outros),

A expectativa da administração municipal é que a Câmara aprove no próximo sábado (23) o projeto de lei que dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica. O projeto autoriza a participação da Prefeitura na Associação Parque Tecnológico.

A medida também visa organizar no município as formas de interação entre os diversos setores, os agentes interessados e os instrumentos da Política Nacional de Inovação Tecnológica, contemplada no Plano Brasil Maior, do Governo Federal, que estabelece a sua política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior para o período de 2011 a 2014. O foco é o estímulo à inovação e à produção nacional para alavancar a competitividade da indústria nos mercados interno e externo. O Plano busca aproveitar competências presentes nas empresas, na academia e na sociedade, e integra instrumentos de vários ministérios e órgãos.

Pensando no futuro
Segundo Marinho, a iniciativa permite a conjunção de energias entre Poder Público, empresas, sindicatos e instituições de ensino e pesquisa em projetos conjuntos, especialmente nas áreas de fronteira tecnológica.