10/12/14 14h00

São Bernardo sela parceria com São José dos Campos

Municípios têm como objetivo estimular e fortalecer APLs de Defesa e Aeroespacial

Diário do Grande ABC

São Bernardo do Campo e São José dos Campos acertaram detalhes de parceria para fomentar, estimular e fortalecer empresas dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Defesa (do município) e Aeroespacial (São José). O acordo foi realizado entre o Secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo de São Bernardo (SDET) e o diretor executivo do Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) Marcelo Safadi.

O acordo de cooperação técnica tem o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para o desenvolvimento das cadeias produtivas dos dois setores em projetos específicos que as duas cidades vão realizar: capacitação e desenvolvimento de fornecedores, diagnósticos e propostas setoriais e intercâmbio entre parques tecnológicos.

"Esta parceria mostra o amadurecimento das duas cidades para fortalecer a base industrial e tecnológica nas áreas de Defesa e Aeroespacial, buscando, sobretudo, as complementaridades possíveis e rechaçando qualquer perspectiva de guerra entre os municípios pelos investimentos".

O fortalecimento das indústrias tem como base a aquisição dos caças Gripen NG da sueca Saab, que vão equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), cuja compra foi definida pela presidente Dilma Rousseff em 2013.

Partes dessas aeronaves serão construídas no Brasil e vão demandar desde suprimentos básicos a itens de alta tecnologia. Em parceria com a Saab, São Bernardo foi escolhida para instalar fábrica que será fornecedora de peças, a São Bernardo Tecnologia Aeroespacial (SBTA).

Outro acerto entre as cidades foi a criação de curso de MBA (em inglês, Master of Business Administration) na área de Defesa, envolvendo as universidades FEI, de São Bernardo, e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), de São José.