16/06/20 11h38

São Carlos recebe respiradores do Estado

O advogado Netto Donato ajudou, junto ao governador, para que a cidade fosse contemplada o quanto antes com os itens

Jornal Primeira Página

A Prefeitura Municipal de São Carlos recebeu ontem (15) do Governo de São Paulo, por intermédio do advogado Netto Donato, 6 respiradores, que permitem a ampliação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para garantir atendimento a pacientes contaminados pelo coronavírus que estão em estado grave.

Netto Donato salientou que a conquista é de muita importância para a cidade. “Sabemos que as prefeituras possuem recursos escassos e precisam do apoio dos outros entes federados. Sendo assim, fiz de tudo, junto ao governador João Dória e ao secretário Marco Vinholi, para que São Carlos fosse contemplada o mais cedo possível com os respiradores, o que aconteceu agora. É uma excelente notícia para a Saúde da nossa cidade”.

No total o Estado de São Paulo enviou mais 140 respiradores para hospitais em diversas regiões do estado. Prefeituras da região de Araraquara receberão 21 ventiladores pulmonares para fortalecimento da rede hospitalar. Serão 10 para Araraquara, 6 para São Carlos, 2 para Américo Brasiliense e 3 para Taquaritinga.

Serão encaminhados 10 respiradores para o Hospital de Base de São José do Rio Preto e 5 para o Hospital Padre Albino, em Catanduva, totalizando 15 para a região. Marília receberá 22 equipamentos, 12 para o Hospital das Clínicas e 10 para o Hospital Universitário.

Estão a caminho também 27 respiradores para a região de São João da Boa Vista. Serão 5 para a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina, 2 para a Prefeitura de Vargem Grande do Sul, 10 para o Hospital São Vicente e 10 para a Santa Casa de Mococa.

A região de Campinas receberá o reforço de 24 equipamentos, sendo 5 para a Santa Casa de Bragança Paulista, 4 para a Fundação Beneficente de Pedreira, 10 para a Prefeitura de Paulínia e 5 para o Hospital Augusto de Oliveira Camargo, em Indaiatuba.

Na região de Ribeirão Preto, serão destinados 4 ventiladores pulmonares para o Hospital Santa Lydia, 1 para a Prefeitura de Sertãozinho e 3 para a Prefeitura de Monte Alto, totalizando 8 ventiladores pulmonares. Na região de Taubaté, a Prefeitura de Caçapava receberá 5 equipamentos.

Na Grande São Paulo, serão enviados 15 respiradores para o Hospital Doutor Osiris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, e 3 para a Prefeitura de Arujá.

O Governador João Doria anunciou, ontem (15), que o Governo de São Paulo já recebeu, desde o início da pandemia do coronavírus, um total de 2.360 respiradores para ampliar o atendimento às pessoas contaminadas. “Tínhamos, antes da pandemia, 3.500 e agora temos 7.610 leitos de UTI. É um número recorde de unidades de terapia intensiva. Isso faz muita diferença no sistema de proteção preventiva e tratamento para a saúde dos brasileiros de São Paulo”, destacou Doria.

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

O Governo de São Paulo já dobrou o número de leitos de terapia intensiva abertos desde o início da pandemia, ultrapassando 7 mil vagas para atendimento a pacientes graves. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca ampliação.