23/04/24 15h07

São Paulo assume liderança nas exportações do agronegócio no primeiro trimestre

Queda de 16% no faturamento de Mato Grosso marca troca de posição entre os Estados

Portal do Agronegócio

No primeiro trimestre de 2024, São Paulo superou Mato Grosso e se tornou o maior exportador do agronegócio do Brasil. Dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (SCRI/Mapa) revelam que São Paulo faturou US$ 6,80 bilhões entre janeiro e março, enquanto Mato Grosso ficou ligeiramente atrás, com US$ 6,79 bilhões. A diferença é pequena, mas significativa quando comparada com o mesmo período do ano passado, quando Mato Grosso liderava com US$ 8,10 bilhões, e São Paulo tinha US$ 5,77 bilhões.

Essa queda no desempenho de Mato Grosso, que é o maior produtor nacional de grãos e algodão, além de ter o maior rebanho comercial do país, resultou em um declínio de 16% no faturamento das exportações. O melhor mês para o estado foi março, com US$ 2,56 bilhões em negócios, após US$ 2,36 bilhões em fevereiro e US$ 1,85 bilhão em janeiro. Ainda assim, esses números não foram suficientes para manter a liderança.

O agronegócio brasileiro como um todo apresentou um recorde de US$ 37,44 bilhões em exportações no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de US$ 35,85 bilhões. Esse aumento foi impulsionado pela expansão da quantidade embarcada, com um índice de quantum 14,6% maior, compensando uma queda de 8,8% no índice de preços.

O açúcar, o algodão e o café verde foram os grandes responsáveis pelo crescimento das exportações do agronegócio, com um aumento de US$ 2,52 bilhões, US$ 997,41 milhões e US$ 563,64 milhões, respectivamente. Esses bons resultados ajudaram a equilibrar a queda nas exportações de milho (-US$ 1,2 bilhão), soja em grãos (-US$ 901,30 milhões) e óleo de soja (-US$ 543,45 milhões).

Com esses números, São Paulo agora lidera o setor de exportação do agronegócio no Brasil, embora Mato Grosso ainda mantenha uma presença forte no mercado. Este cenário de mudança sugere um momento crucial para o agronegócio brasileiro, com desafios e oportunidades tanto para os Estados quanto para a economia nacional.

Fonte: https://www.portaldoagronegocio.com.br/gestao-rural/analise-de-mercado/noticias/sao-paulo-assume-lideranca-nas-exportacoes-do-agronegocio-no-primeiro-trimestre