03/12/21 16h18

São Paulo Day apresenta oportunidades de negócio a investidores norte-americanos

Evento em Nova York busca atrair investimentos para o estado e abrir espaço lá fora para empresas paulistas

InvestSP

O evento São Paulo Day reuniu, nesta sexta-feira (3), em Nova York (EUA), um grupo de empreendedores norte-americanos dispostos a investir no estado. Eles participaram de um seminário com autoridades e empresários que falaram sobre diferenciais e atrativos da economia paulista. Entre eles o governador João Doria e o presidente da InvestSP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, Gustavo Junqueira.

O evento integra a Missão Nova York, organizada pela InvestSP com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o estado, além de contribuir para que empresas paulistas conquistem mercados lá fora, o que gera emprego e renda em São Paulo. Serão cinco dias de rodadas de negócios, que começaram na última quarta (1) e seguem até a próxima segunda (6).

“Hoje tivemos o primeiro evento realizado pelo novo escritório da InvestSP aqui em Nova York. Os empresários que participam da Missão Comercial puderam apresentar seus empreendimentos, mostrando que em São Paulo temos um ambiente de negócios de nível global. Foi importante para que os norte-americanos vejam como o desenvolvimento econômico e social do nosso estado tem contribuído, inclusive, para mudar o futuro do Brasil”, disse o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

Também participou do São Paulo Day o prefeito eleito de Nova York, Eric Adams. O governador João Doria convidou Adams para uma visita a São Paulo para estreitar o intercâmbio entre gestões, o que foi respondido positivamente pelo político norte-americano.

“Defendo que São Paulo e Nova York trabalhem de forma ainda mais colaborativa e cooperativa. Tenho certeza que o São Paulo Day será um grande ponto de partida para a etapa mundial pós-pandemia”, afirmou Doria. “Quero dizer ao Prefeito Eric Adams que temos especial interesse em replicar experiências bem-sucedidas de Nova York em áreas como segurança pública, habitação popular e educação”, reforçou.

Convidado especial do São Paulo Day, Adams tem 61 anos, é ex-policial e toma posse como Prefeito de Nova York no próximo dia 2 de janeiro, sucedendo o correligionário democrata Bill de Blasio.

Eleito com apoio do setor empresarial, Adams destacou a importância do intercâmbio com São Paulo e a atuação do Governo do Estado para o sucesso da vacinação no Brasil.

“Governador, eu realmente gostaria de tirar meu chapéu para você. Enquanto outros não entenderam que a vacinação era indispensável, você entendeu. Nós precisamos cumprimentá-lo por isso, e a história será gentil quando refletir a sua administração e como o senhor pensou à frente”, disse Adams, que participou do evento por meio de videoconferência.

Os secretários participantes na Missão apresentaram um panorama geral de São Paulo em áreas estratégicas. Julio Serson (Relações Internacionais) falou sobre os principais resultados do trabalho de interação com outros países, Henrique Meirelles (Fazenda) fez um panorama sobre a economia paulista e Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico) apresentou oportunidades nos setores de inovação e tecnologia. O presidente da Sabesp, Benedito Braga, falou sobre oportunidades geradas pelas novas leis na área do saneamento básico.

Sobre a Missão NY

A Missão Nova York começou na última quarta (1) e vai até a próxima segunda (6). A comitiva estadual é formada pelo Governador João Doria, o Presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira, os Secretários de Estado Julio Serson (Relações Internacionais), Henrique Meirelles (Fazenda e Planejamento) e Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e um grupo de 26 empresários com negócios em São Paulo.

Nova York passa a sediar o quarto escritório internacional da InvestSP – os demais ficam em Xangai (China), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Munique (Alemanha). O principal objetivo da iniciativa é fomentar o empreendedorismo paulista e expandir a internacionalização da economia estadual com o novo escritório na América do Norte. A Missão conta com patrocínio de: Prodesp, Sabesp, JBS, Bradesco e Mars.