06/05/13 14h00

São Paulo é o primeiro Estado a participar do projeto de aproximação de empresas brasileiras e japonesas

Em lançamento do Projeto Plataforma, presidente da Jetro no Japão visita Investe SP; programa traz sistema de colaboração com instituições brasileiras

Uma delegação da agência de promoção de investimentos e comércio exterior do Governo do Japão, a Jetro, liderada pelo presidente da matriz da entidade, Hidehiro Yokoo, reuniu-se nesta sexta-feira, 3 de maio, com uma equipe da Investe SP na sede da agência paulista para apresentar, pela primeira vez, o “Projeto Plataforma”, criado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Ele será implantado em oito países, e o Brasil é o primeiro deles.

O programa tem a finalidade de aproximar empresas japonesas de pequeno e médio porte de empresas brasileiras. Para isso, a agência pretende firmar parcerias com entidades e instituições sediadas no Brasil que sirvam como canal de facilitação. Tudo isso para que a Jetro possa incentivar o comércio bilateral e os investimentos entre os dois países. Segundo a agência, cerca de 500 empresas são atendidas por ano no escritório paulista da Jetro.

 “São Paulo tem a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão, e isso faz com que o Estado tenha um grande número de entidades e associações de japoneses já estabelecidos. Elas são uma grande fonte de informações e um ponto de contato importante para a Jetro. Mas, para garantir o sucesso de empresas japonesas no Estado, é fundamental que a Investe São Paulo também esteja próxima delas”, comentou Yokoo.

A Investe São Paulo já possui relacionamento estreito com a Jetro. Em 2012, o gerente de projetos da Investe São Paulo, Gustavo Faria, passou três meses trabalhando na sede da agência japonesa. Na reunião, além dele, também estavam presentes o presidente da agência paulista, Luciano Almeida, e o gerente de Relações Institucionais e Internacionais Wilson Soares. 

Do Japão, além do presidente da Jetro, participaram o diretor Yoshihiro Sawada, que também já foi presidente da Jetro São Paulo, o atual diretor-presidente da subsidiária paulista da instituição, Yasuhiro Ishida, e o gerente geral da Divisão de Planejamento da matriz, Kojiro Takeshita.

Sobre a Jetro

A Jetro (Japan External Trade Organization) é uma organização oficial de comércio exterior e investimentos do Japão fundada em 1958, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fomentar o comércio exterior e investimentos entre o Japão e demais países. Atualmente a Jetro conta com mais de cem escritórios sendo que destes, 37 são domésticos e os demais, 73, distribuídos em 55 países.

No Brasil, a Jetro conta com um escritório em São Paulo desde 1972, e promoveu, em um primeiro momento, as exportações brasileiras ao Japão de produtos de diversos setores, tais como alimentos, móveis, pedras ornamentais e software. Mais recentemente, a Jetro vem apoiando os investimentos estrangeiros no Japão, citando como exemplo de sucesso o apoio irrestrito dado a empresas como Sadia e Petrobrás em seus empreendimentos no território japonês.

Atualmente, além de dar continuidade no apoio à atração de investimentos estrangeiros ao Japão, a Jetro atua como facilitador de investimentos japoneses no exterior por meio de fornecimento de informações, organização de rodadas de negócios, missões empresariais, entre outros.