29/05/20 15h34

São Paulo está entre as 20 melhores cidades do planeta para startups

Capital é a única cidade da América Latina entre os Top 20 ecossistemas para companhias digitais

InvestSP

De acordo com o ranking produzido pela StartupBlink, um centro de pesquisa e mapeamento de ecossistemas de startups, a cidade de São Paulo subiu 5 posições em relação a 2019 e agora ocupa o 18º como melhor cidade para startups no mundo.

São Paulo apresentou o maior avanço entre as cidades latino-americanas e ajudou o Brasil a melhorar sua posição no ranking de países, subindo da 37ª posição em 2019 para a 20ª em 2020. Ainda de acordo com o relatório, a capital se consolida como um hub global de inovação, com um número grande de unicórnios e crescimento constante de ecossistemas regionais, o mercado paulista é o melhor ambiente de negócios para as startups brasileiras.

O relatório “StartupBlink 2020 Global Rabkings” é produzido com base em um algoritmo que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos e leva em consideração uma série de fatores na sua elaboração entre eles: quantidade de startups, aceleradoras, espações de coworking e outras entidades similares. O mapeamento pode ser acessado por meio do site www.startupblink.com

Para o head do ecossistema de inovação da InvestSP, Franklin Ribeiro, o poder público tem desempenhado um papel importante para que o ambiente de negócios para as startups evolua no estado. "Temos desenvolvido diversas ações nos ecossistemas de startups no estado de SP nos últimos anos. Vejo que a situação em que vivemos, com mais conteúdo e mentoria online, e a busca por soluções globais representa uma nova oportunidade para que esses ambientes de negócio sigam em crescimento na capital e em todo o estado", concluiu.