28/12/11 16h00

São Paulo lidera ranking como o Estado mais preparado para receber investimentos

Levantamento inédito publicado pela revista Veja revela que o Estado apresenta o melhor ambiente de negócios do País para quem quer investir no setor produtivo brasileiro

Levantamento inédito publicado na revista Veja desta semana (edição de 28 de dezembro de 2011) revela quais são os estados brasileiros mais preparados para receber o fluxo recorde de investimento estrangeiro que chegará ao País nos próximos anos. São Paulo ocupa o topo do Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros, elaborado pela Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist e patrocinado pelo Centro de Liderança Pública.

O ranking avaliou 25 indicadores em oito categorias com impacto no ambiente de negócios: ambiente político; ambiente econômico; políticas para investimentos estrangeiros; regime tributário e regulatório; infraestrutura; recursos humanos; sustentabilidade e inovação.

Enquanto a pontuação nacional média ficou em 41,3 dos 100 pontos possíveis; São Paulo obteve 77,2 pontos. O Estado destaca-se em praticamente todos os quesitos, tais como ambiente econômico, infraestrutura, recursos humanos, sustentabilidade, inovação e políticas para investimentos estrangeiros.

“Ter uma agência de promoção de investimentos e competitividade como a Investe São Paulo contribui para a construção do nosso excelente ambiente de negócios, reconhecido por essa pesquisa como o melhor do País”, afirma o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

Criada há três anos, a Investe São Paulo é a porta de entrada para quem deseja instalar ou expandir seus negócios no Estado. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado.

A Investe São Paulo captou até o momento 20 empresas para o Estado, que estão investindo R$ 10,5 bilhões na construção de suas fábricas, empregando mais de 18 mil trabalhadores. A agência possui, neste momento, 83 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 32 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 49 mil empregos diretos e 180 mil empregos indiretos.

Para acessar o levantamento publicado pela revista Veja, acesse aqui.