04/06/13 18h31

São Paulo torna-se a cidade mais competitiva dos Brics

Agência Estado

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo deve subir 25 lugares e tornar-se a 36ª cidade mais competitiva do mundo em 2025, segundo o Economist Intelligence Unit (EIU) - unidade de pesquisa da revista britânica The Economist.

A pesquisa em parceria com o grupo Citi divulgada nesta terça-feira, 4, prevê que a capital paulista deve registrar o maior avanço no índice entre as 120 cidades da amostra e assumir o posto de cidade mais competitiva dos países Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, principais mercados emergentes do mundo.

A chinesa Xangai deve ficar na 40ª posição, a segunda entre os Brics. A cidade de Hong Kong não foi considerada como pertencente aos Brics, já que goza de autonomia em relação ao governo central chinês. A cidade, no entanto, deve chegar em 2025 como a quarta mais competitiva do mundo.

Para a EIU, a evolução de São Paulo será impulsionada pela melhora na maturidade financeira (a cidade será a 9ª do ranking no quesito), caráter institucional (54ª), capital físico (60ª) e capital humano (78ª). Atualmente, São Paulo é a 22ª, 65ª, 73ª e 106ª, respectivamente. Além dessas quatro categorias, o estudo também avalia a força econômica, caráter cultural e social, desafios ambientais e apelo global das cidades.

"Uma força de trabalho jovem e crescente, boa infraestrutura de telecomunicações e melhora da eficiência do governo devem sustentar a onda de crescimento", ressalta um trecho do estudo.

"Outros fatores sustentando a competitividade de São Paulo em 2025 são o crescimento dos portos (nas imediações da capital) e aumento no poder financeiro, a construção de um trem de alta velocidade ligando ao Rio de Janeiro, baixo risco de desastres naturais e a abertura e diversidade gerais da cidade", emenda.