03/09/14 16h54

SAP investe em centro de dados no Brasil

Valor Econômico

A alemã SAP anunciou ontem um investimento de R$ 19 milhões para montar um centro de dados no Brasil. A unidade, a primeira da América Latina e 24ª da companhia no mundo, ficará instalada em Alphaville, região metropolitana de São Paulo. A expectativa é que o centro comece a funcionar no primeiro trimestre do ano que vem.

A primeira oferta será o sistema SuccesFactors, para gestão de recursos humanos. "Essa é a primeira fase. Já temos um plano de investimento aprovado para expandir as ofertas, disse Cristina Palmaka, presidente da companhia no Brasil. A executiva não deu detalhes de valores nem de prazos para os aportes.

Entre as grandes empresas de tecnologia, a SAP é a última companhia a anunciar a abertura de um centro de dados no Brasil. No fim do ano passado, a Microsoft e a Oracle falaram de investimentos semelhantes. O centro da Microsoft já está em operação e o da Oracle tem previsão de início também no começo de 2014.

Segundo Cristina, a instalação do centro ajudará a companhia a expandir sua atuação entre as companhias de menor porte. Tradicionalmente, a SAP é conhecida por atender grandes empresas, que têm mais recursos para comprar seus sistemas. Com o modelo de nuvem, a companhia tem trabalhado para baixar o custo de seus produtos e entrar em novas áreas, atraindo mais clientes. "Tivemos um crescimento de três dígitos em nuvem no Brasil no segundo trimestre", disse a executiva. A SAP não revela números por país.

Segundo o anuário Valor 1000, a SAP teve receita de R$ 1,6 bilhão no Brasil em 2013, crescimento de 28,3% em relação a 2012.