06/05/19 10h56

SAPS investe na sua primeira fábrica e já pensa em expansão

Empresa de processamento de materiais sólidos é formada pela parceria entre Dynamic Air e Hosokawa Alpine Brasil e conta com suporte da InvestSP

InvestSP

Formada pela união entre a Dynamic Air, líder global em manuseio de sólidos, e a Hosokawa Alpine, provedora de soluções em tecnologia de processamento de partículas ultrafinas, A SAPS Ltda. (Serviços Avançados de Processamento de Sólidos) investiu R$ 8,5 milhões para construir uma unidade no município de Nazaré Paulista, localizado à 90 km da capital.

A nova fábrica é a terceira no complexo industrial compartilhado pela Dynamic Air e a Hosokawa Alpine Brasil. Na unidade, a SAPS prestará serviços de terceirização do processamento de moagem, micronização e classificação de sólidos, transformando materiais primários em matérias primas de maior valor agregado, que possibilitam, entre outras coisas, um melhor desempenho dos ingredientes.

Com capacidade para processar até 2.000 toneladas por mês de matéria prima dependendo do material a ser manipulado, a maior parte do equipamento utilizado na operação foi projetado e produzido pela equipe conjunta da Dynamic Air e da Hosokawa Alpine. As máquinas que foram importadas têm tecnologia desenvolvida há menos de 3 anos e trazem para o Brasil o que há de mais moderno em micronização. São as mesmas máquinas desenvolvidas pela Hosokawa Alpine que serão instaladas em sua unidade de Colônia na Alemanha.

“Estamos entregando uma solução industrial para o mercado brasileiro que tem o potencial de alavancar vários negócios. Quando as empresas contratam o processamento de materiais primários, elas estão otimizando seus recursos. Podemos dizer que estamos trazendo a ideia de economia compartilhada de aplicativos de celular para a indústria”, destaca o diretor da SAPS, Horacio Páez.

O investimento na unidade foi dimensionado após a operação de uma planta piloto que mostrou existir demanda para uma fábrica maior. “O mercado para a prestação de serviços de processamento e análise de sólidos existe e é bom, nosso desafio no momento é tornar o serviço conhecido pela indústria. Temos uma expectativa positiva e a infraestrutura necessária para um crescimento muito grande nos próximos anos”, disse Páez.

A InvestSP dá suporte tributário a empresa na importação de seu maquinário. Para a agência, investimentos como o da SAPS são importantes pois elevam o nível da cadeia de fornecedores do Estado de São Paulo. O tipo de serviço que será prestado possibilita, por exemplo, a reutilização de resíduos da indústria de celulose pela indústria da borracha, o que possibilita um ganho ambiental importante.

O processamento avançado de sólidos consiste basicamente na redução do tamanho de matérias primas, principalmente, pelo processo de moagem. Com a posterior análise e seleção é possível obter ingredientes diferentes provenientes do mesmo material de origem.