27/06/13 15h30

Scania e Poli-USP terão laboratório no PTS para pesquisar emissão de gases de motores

Jornal Cruzeiro do Sul

A empresa Scania, que fabrica veículos pesados, e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) anunciam hoje, às 15h, na Prefeitura de Sorocaba, a instalação de um laboratório no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para pesquisar o fluxo de ar dentro dos motores da marca e compreender melhor algumas características dos motores a diesel. O projeto desenvolvido em parceria tem prazo previsto de quatro anos de duração e tem como objetivo gerar conhecimento científico que poderá contribuir para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.

 Segundo Jairo de Lima Souza, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Trem-de-Força da Scania Latin America, o equipamento que será desenvolvido permitirá estudar o comportamento do fluxo de ar dentro do motor, pois esse aspecto impacta diretamente nas emissões de poluentes liberadas pelos motores a diesel. "Nosso objetivo é apresentar modelos matemáticos representativos do fenômeno e a construção de um laboratório protótipo que viabilizará a verificação e validação de teorias geradas em simulações virtuais. O projeto será desenvolvido com o apoio de equipamentos de escaneamento a laser de última geração", diz Souza. "Essas ferramentas gerarão modelos tridimensionais que, por sua vez, irão viabilizar a comparação das simulações virtuais com os resultados de laboratório."
 
 De acordo com Souza, o projeto também contempla o desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que certamente aprimorará o controle de qualidade dos componentes produzidos na Scania.

Laboratório
O laboratório da Scania no Parque Tecnológico de Sorocaba servirá para a realização de ensaios com o equipamento a ser desenvolvido. "Os resultados devem subsidiar as pesquisas que explicarão os fenômenos que influenciam a liberação de gases poluentes pelos motores a diesel", esclarece o coordenador do projeto, professor Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.
 
 O professor Massarani explica que o projeto terá a participação de cerca de 20 pessoas, entre professores, pesquisadores e alunos da universidade, assim como profissionais da Scania. "Trata-se de um projeto integrado, que envolverá uma equipe multidisciplinar, formada inicialmente por especialistas em motores a diesel, projeto de máquinas e automação."

 Projeto pioneiro
A iniciativa surgiu a partir da parceria entre a Scania e a Universidade de Estocolmo. Fruto do trabalho acadêmico de um aluno de mestrado que trabalhava na equipe de Jairo Souza, o modelo matemático inicial foi apresentado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que decidiu dar continuidade à pesquisa.