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Schincariol diversifica linha de refrigerantes

Gazeta Mercantil - 26/05/2008

O grupo Schincariol poderá anunciar nesta segunda-feira a reformulação de sua linha de refrigerantes, que ganha novos sabores, formatos e visual. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa paulista para se transformar na segunda maior fabricante de bebidas em até três anos - objetivo traçado com a profissionalização da companhia, que há cerca de um ano afastou os familiares do comando e contratou o presidente, Fernando Terni, o diretor de marketing, Marcel Sacco, entre outros executivos. Os novos executivos têm dado maior atenção para as outras categorias bebidas, além da cerveja, segmento no qual a empresa é sempre lembrada como a segunda maior do País. Essa estratégia, que conta com a entrada em sucos de néctar no final de 2007, visa a diversificar as atividades e ganhar espaço em outros segmentos de bebidas. Em refrigerantes, o crescimento tem sido pequeno, mas constante desde a profissionalização da empresa. Há um ano, o grupo possuía 2,8% do mercado, segundo dados ACNielsen. Em abril, alcançou 3,2%. A meta, segundo Sacco, é chegar próximo dos 4% até o final deste ano. "Pode não parecer um objetivo muito agressivo quando olhamos os concorrentes, mas é preciso analisar a base", explicou o executivo. A distância do grupo em relação aos concorrentes é realmente grande. A maior fabricante de refrigerantes do País, a Coca-Cola, fechou 2007 com participação de 56,6%, enquanto a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) ficou com 17,5%. A produção total de refrigerantes totalizou 13,6 bilhões de litros em 2007, alta de 5% em relação a 2006, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas (Abir). Apesar desta grande diferença nacionalmente, Sacco afirmou que o grupo quer conquistar em outros mercados a posição de destaque que possui na região Nordeste, por exemplo, onde tem 7,1%. "Nosso desafio é ganhar mercado nos estados do Sul e Sudeste. Ter uma participação equivalente ao que temos no Nordeste", disse Sacco. Para atender a demanda estimada, a empresa instalou quatro novas linhas de produção em 2007 nas fábricas de Itu (SP) e Alagoinhas (BA).