11/02/10 10h46

Schincariol investe US$ 540,5 mi neste ano

Valor Econômico

A guerra das cervejas vai esquentar ainda mais neste Carnaval. O Grupo Schincariol lançou ontem a cerveja Devassa Bem Loura, uma pilsen originária da cervejaria de mesmo nome, cuja bebida era fabricada artesanalmente no próprio bar. O objetivo, segundo Adriano Schincariol, presidente da empresa, é competir com as marcas mais vendidas no Sudeste, pertencentes à líder do mercado AmBev.

A empresa está investindo R$ 100 milhões (US$ 54,1 milhões) no lançamento, que tem como garota-propaganda a celebridade Paris Hilton. O montante representa uma parcela do investimento total de R$ 1 bilhão (US$ 540,5milhões) previsto para este ano e que inclui a expansão da produção, que hoje é de 4,5 bilhões de litros de bebidas em suas 14 fábricas. Em 2009, o investimento da cervejaria no país também foi de R$ 1 bilhão (US$ 507,6 milhões). A Devassa Bem Loura será a única vendida nos sambódromos do Rio e de São Paulo, já que a empresa tem contratos de exclusividade. Segundo Adriano, em dois dias de venda, a nova cerveja já respondeu por um faturamento de R$ 10 milhões (US$ 5,4 milhões), mesmo antes do começo da campanha promocional.

Apesar do sucesso da campanha "Experimenta", lançada em 2003 por Zeca Pagodinho, que fez a participação de mercado da Nova Schin subir de 8,5% para 15% em cerca de quatro meses no país, o público do Sudeste - e principalmente o carioca - ainda não vê a marca com bons olhos porque ainda a associa à antiga cerveja Schincariol. Em dezembro, a fatia da Nova Schin foi de 11,6%. Por isso, segundo fontes do mercado, a empresa decidiu lançar uma nova marca Devassa associada a uma cerveja de mais qualidade. Tanto que os preços da Bem Loura não são os mesmos das cervejas mais baratas. A Devassa chegará ao mercado custando entre R$ 1,19 (US$ 0,64) e R$ 1,35 (US$ 0,73) no Rio; e R$ 1,25 (US$ 0,68) a R$ 1,45 (US$ 0,78) em São Paulo.

O objetivo do grupo é voltar à participação de 15% com a nova marca. Adriano Schincariol afirmou que a meta é crescer em 2010 a uma taxa de dois dígitos, acima do mercado de bebidas, cuja expectativa de avanço para este ano é de 8%. O balanço da empresa ainda não foi divulgado, mas dados do mercado apontam que, em 2009, o grupo cresceu entre 10% e 11%, enquanto o mercado se expandiu entre 6% e 7%. Atualmente, de acordo com o executivo, o grupo tem participação de mercado de 14% no setor de bebidas, enquanto a fatia exclusiva de cervejas é de cerca de 13%. A maior participação da companhia é no Nordeste, com cerca de 35%.

Nos últimos anos, a empresa comprou, além da Devassa, marcas super premium, como Baden Baden e Eisenbahn. Segundo Adriano, essas duas marcas garantem a liderança no mercado superpremium, com 40% do segmento de cervejas de mais de R$ 8 (US$ 4,3) o litro. O executivo negou ainda qualquer expectativa de abertura de capital nos próximos cinco anos. Segundo ele, não há necessidade de buscar recursos no mercado para expandir os negócios.