05/05/22 16h00

Sebrae-SP, Ciesp e Senai-SP lançam jornada da transformação digital

Objetivo é atender até 3 mil pequenos negócios este ano e um total de 40 mil em três anos

Sebrae-SP

O Sebrae-SP, Ciesp e Senai-SP lançaram na terça-feira, dia 3, a jornada de transformação digital. A ação tem por objetivo capacitar os pequenos negócios do Estado de SP para realizarem a sua transformação digital com o auxílio das três instituições envolvidas. A jornada é composta por oito etapas e leva em consideração o nível de maturidade de cada empresa participante.

As empresas interessadas em participar da jornada podem realizar a inscrição pelo link https://jornadadigital.sp.senai.br. A primeira etapa consiste em um diagnóstico para verificar o grau de maturidade da empresa, bem como para identificar possíveis melhorias de processos, gestão e estratégica. Em seguida são realizadas as etapas de estratégia, onde a equipe do Sebrae-SP tem a missão de orientar os pequenos negócios para definir sua estratégia de negócio. Os demais passos são organização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente.

Durante o evento, o diretor geral do Senai, Ricardo Terra, ressaltou o contingente expressivo de pequenas e médias empresas que podem ser beneficiadas com o programa. “Nossa proposta é trabalhar as dores dessas pequenas empresas. Elas representam um grande contingente e também tem um impacto grande na cadeia das médias e grandes empresas”.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso MeirellesO presidente do conselho deliberativo do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, ressaltou a importância da união entre as entidades para o fortalecimento dos pequenos negócios. “Para reagir ao futuro, vamos juntos fazer esse vetor de desenvolvimento. Nos juntamos para conduzir todo esse processo. O desafio foi posto e nós vamos cumprir”.

Para divulgar o programa serão realizadas diversas ações de divulgação em cidades no interior de SP. O primeiro evento acontece no dia 4 de maio em Sorocaba.

Transformação digital nos pequenos negócios

Diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan HussniEm participação durante roda de conversas com empreendedores, o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, frisou também o viés de orientação financeira da jornada. “Nós também temos nesse programa ações de melhoria de custo e também ajudamos na revisão da parte tributária, além da orientação de acesso a crédito”.

Entre os empreendedores já beneficiados pelo programa está Hugo Henrique Apolonio, da Apolonio Casa de Pães. Cliente do escritório regional de Piracicaba, ele resolveu procurar auxílio após sucessivas contas de luz com alto valor e, ainda, enfrentar um incêndio. A etapa de otimização da jornada de transformação digital o ajudou na revisão de todos os sistemas, com a implantação de mudanças no setor de refrigeração e na câmera de congelados. “Vi um retorno financeiro da ação sem realizar nenhum tipo de investimento. Estou muito satisfeito”, comemora Apolonio.

Outra beneficiada pelo programa é Sheila Gonçalves, da empresa Medicatriz. Ela compartilhou sua experiência ao iniciar a jornada de transformação digital. “É importante ter muita resiliência, muita persistência. A digitalização vem em um momento muito importante, pois agora é realidade para todo mundo. Não é algo fácil, mas completamente possível. É preciso se posicionar e seguir em frente para conseguir quebrar essas barreiras’’.

Fonte: http://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/SP/sebrae-sp-ciesp-e-senai-sp-lancam-jornada-da-transformacao-digital,e3b7181c81490810VgnVCM100000d701210aRCRD