27/01/17 14h10

Sebrae-SP lança programa de capacitação para startups em Sorocaba

Programa será apresentado durante evento que será realizado no dia 1º de fevereiro em Sorocaba

JE Online

Sorocaba será uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a receber o Startup SP, o programa de desenvolvimento de startups do Sebrae-SP, que oferecerá capacitação gratuita e mentorias para startups digitais. O projeto será apresentado em um fórum no dia 1º de fevereiro, a partir das 19h, no Galpão Duca (Rua Duque de Caxias, 192 – Vila Leão –Sorocaba-SP). As inscrições para participar do evento podem ser realizadas por meio do link a seguir: https://goo.gl/forms/uGhNrYS6KnaNEw4l1.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer mais detalhes sobre os desafios relacionados ao desenvolvimento de uma startup, além de conhecer o programa Startup SP, bem como todas as etapas para participar do processo de seleção, que ocorre entre os dias 30 de janeiro e 24 de fevereiro. O programa completo contará com a palestra de Carlos Carneiro, Head da Ace Start, falando sobre a Jornada do Empreendedor de startup, além de um painel com duas startups (OnBoard Mobility e Goomer), sendo que a segunda é de Sorocaba.

O objetivo do Startup SP é ajudar o empreendedor a superar um dos principais desafios no processo de desenvolvimento da startup: validar sua proposta de valor e seu modelo de negócio, construindo algo que tenha aceitação no mercado. “É muito comum ouvirmos dos empreendedores que o desafio é nas vendas, no marketing. Mas na maioria das vezes, ao investigar mais a fundo, fica claro que na verdade o problema é o fit do produto com o mercado. Os empreendedores passam muito tempo desenvolvendo algo que as pessoas não querem, que não tem aceitação de mercado”, ressalta o consultor do Sebrae-SP, Guilherme Ralisch.

Segundo o consultor do Sebrae-SP e gestor do projeto em Sorocaba, Davi Paunovic, a dificuldade existe porque as startups são inovadoras por natureza, seja no modelo de negócios ou na aplicação de tecnologias a novos mercados. “O desafio é entender bem quais são de fato as necessidades dos clientes e então desenvolver uma solução que resolva esse problema de maneira escalável", afirma.

Empreendedorismo em alta

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Alexandre Martins, o momento econômico delicado pelo qual passamos, que apresenta barreiras de entrada no mercado de trabalho principalmente aos jovens, coloca o empreendedorismo como uma ótima opção.

“Desenvolvemos um programa com o mesmo dinamismo dos realizados nas grandes capitais. Para alcançarmos estes resultados, o comprometimento de todos os parceiros de nossa região está sendo fundamental. O ecossistema vem demonstrando grande aderência para fomentarmos ainda mais as atividades em Sorocaba e região, entendendo a importância das startups e empresas com potencial inovador para o fortalecimento da competitividade de nossa economia regional”, conclui Martins.

O programa conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, Parque Tecnológico, Incubadora de Sorocaba HUBIZ, Movimento Startup Sorocaba, SENAC, FATEC e Incubadora de Tatuí, Universidade de Sorocaba, FACENS, APRH, Galpão Duca, Parceria Social de Empregos, 4 Legacy e Núcleo de Jovens Empreendedores da Ciesp.

Sebrae-SP lança programa Startup SP em Sorocaba

Data: 01/02/2016

Local: Galpão Duca – Rua Duque de Caxias, 192 – Vila Leão – Sorocaba – SP

Vagas Limitadas – Inscrições Gratuitas