19/04/13 10h00

Sebrae vai lançar programa ALI, em Santa Bárbara d’Oeste

Tribuna Liberal

Com o objetivo de mapear o nível de inovação das empresas, visando torná-las mais modernas e competitivas no mercado, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba lança na quarta-feira, em Santa Bárbara d’Oeste, o programa ALI (Agentes Locais de Inovação). O programa é gratuito para o empresário, que no entanto necessita estar no setor industrial ou ser EPP (Empresa de Pequeno Porte).

“Este programa auxiliará as empresas no desenvolvimento da cultura da inovação dentro de suas estruturas, trabalhando o fator mais importante para aumento de competitividade que é a capacidade de sempre oferecer novos produtos para o mercado por meio da inovação”, explica Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do escritório regional do Sebrae-SP em Piracicaba.

Os agentes são bolsistas do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico) e capacitados pelo Sebrae-SP que acompanharão cada indústria pelo período de até dois anos. A cada quatro meses, eles farão medições nas empresas para coletar dados referentes ao grau de inovação. Com base nas informações, técnicos do Sebrae-SP formularão planos de ações para levar conhecimento, melhorar a gestão e modernizar os processos e produtos. Além disso, o programa aproxima empresários e provedores de soluções, como institutos de pesquisa, centros tecnológicos e universidades.

No Estado de São Paulo, mais de 1,2 mil indústrias são acompanhadas pelos agentes locais de inovação. A expectativa é de que, até o final de 2014, cerca de 15 mil empresas do Estado participem.