27/01/23 13h10

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo reforça incentivo ao setor da cachaça e do vinho paulista

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem entre suas metas promover e reforçar o incentivo às cadeias produtivas do agro paulista. Desta vez, o compromisso foi reafirmado junto aos setores de vinhos e cachaças, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (26/01) com os organizadores do Cachaça Trade Fair e do São Paulo Internacional Wine Trade Fair.

A organizadora dos eventos, Zoraida Lobato, gestora empresarial, diretora do grupo Market Press e responsável pela edição das revistas Vinho Magazine e Spirit Magazine, participou da reunião e pediu o apoio da Pasta para os dois eventos.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, reforçou o apoio da Secretaria aos setores.

As feiras ocorrerão entre 10 e 12 de maio, no Anhembi. São dois eventos de grande repercussão voltados para os profissionais e produtores dos segmentos de vinhos e destilados. O tema do congresso deste ano destaca os desafios para os novos cenários de implantação de políticas ambientais, sociais e de governança no setor de bebidas adultas. De maneira geral, expõe como funciona a sustentabilidade na produção de vinhos e destilados.

Estiveram presentes na reunião o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; o assessor técnico da SAA, Alberto Amorim; pela APTA, Adriana Verdi; o senador Fausto Longo; o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça, Carlos Lima; a presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Célia Carbonari, e o membro da Câmara Setorial, Cláudio Goes.

SAA e os setores de vinhos e cachaças

Em 2022, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento promoveu a elaboração e lançamento do livro ‘Cachaça SP - alambiques do Estado de São Paulo’, que foi editado para destacar a importância da produção da cachaça de alambique nos municípios paulistas.

O produto é a segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil e o quarto destilado mais consumido no mundo. Somando-se a produção industrial e de alambique de cachaça, o Estado de São Paulo é o maior produtor, consumidor e exportador do Brasil. O livro traz um apanhado da produção de alambique do Estado, separada por municípios.

No caso dos vinhos, a Câmara Setorial da Uva e do Vinho conta com reuniões que debatem as mais relevantes demandas do setor produtivo. Além disso, a Secretaria apoia e marca presença nos diversos encontros da vitivinicultura paulista, como ocorreu esse mês em Jundiaí, na 38ª Festa da Uva.