23/07/09 10h08

Sedans de luxo e lançamentos dão impulso para montadoras

DCI

Mesmo não atingindo os grandiosos números de vendas e produção dos modelos compactos, o mercado de veículos mais caros do setor automotivo está conquistando diariamente uma fatia maior para a sua atuação. De 2005 para o ano passado, esse segmento, cujos carros custam entre R$ 85 mil (US$ 44 mil) a R$ 100 mil (US$ 51,8 mil), cresceu 125% - chegando a vendas anuais de 47 mil unidades no mercado interno brasileiro.

Segundo a gerente de Marketing da Ford, Adriana Carradori, a expectativa é que o setor vislumbre, ainda, crescimento de vendas em 2009 na comparação com o ano anterior. A sensação de crescimento desse segmento também está sendo observada pela General Motors (GM). O diretor de Marketing da Chevrolet (marca da GM), Gustavo Colossi, afirmou que a demanda por esses veículos está se ampliando. Apesar da expansão desse segmento, o diretor de Marketing da Chevrolet afirmou que o grande nicho no Brasil são os carros compactos, donos da fatia entre 65% a 70% do mercado.

O recorde de vendas de automóveis no primeiro semestre do ano no Brasil é palco para mais lançamentos de novos modelos, que estão agitando a indústria automobilística brasileira. Hoje chegará ao mercado brasileiro o crossover urbano Kia Soul, da coreana Kia. A expectativa, no lançamento, será a posição do presidente da Kia do Brasil, José Luiz Gandini, sobre o projeto para a produção local da montadora. A projeção da montadora coreana é que sejam comercializados até o final de 2009 três mil unidades do veículo. Já na sexta-feira é a vez da Honda anunciar a chegada do Honda City no País, o terceiro veículo da montadora japonesa que será produzido localmente, depois do Fit e do Civic.