17/09/12 16h35

Seis cidades estão no 1º mundo da educação

TodoDia

Seis cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) têm qualidade de ensino igual ou superior à educação de países desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano.

Além disso, das 373 unidades públicas de ensino da região, 170 apresentaram média equivalente a de nações de primeiro mundo. As estatísticas são baseadas em avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), elaborado pelo MEC (Ministério da Educação), que leva em consideração as escolas públicas. O MEC informou que, em avaliações realizadas nos países de primeiro mundo, a média foi 6.

A cidade melhor posicionada no índice foi Holambra, com nota 7. Em seguida está Jaguariúna, com 6,6. Santa Barbara d’Oeste aparece na terceira colocação, com 6,3. Depois dela está Pedreira, com 6,1, seguida por Nova Odessa e Indaiatuba, ambas com 6. Segundo projeção do Ideb, as cidades que foram avaliadas abaixo de 6 devem atingir a nota no máximo até 2017.

O Ideb é um indicador do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) das redes de ensino públicas e privadas. Para fazer a avaliação, leva-se em conta quesitos do rendimento escolar, como taxas de aprovação, reprovação e abandono, além do resultado na Prova Brasil, que avalia português e matemática.

ESCOLAS
Na RMC 34,8% das unidades de ensino estão no nível de países do primeiro mundo. Das 373 escolas da região, 130 obtiveram média igual ou superior a 6, segundo o indicador. A cidade com maior número de escolas comparáveis com os países desenvolvidos foi Campinas, com 34 unidades com média de primeiro mundo. Em seguida está Santa Bárbara d’Oeste, com 26 escolas, e na terceira colocação está Americana, com 17.

Quando levada em consideração a proporção de escolas com média igual ou superior a 6 em relação ao número total de unidades de rede pública na cidade, Santa Bárbara aparece em primeiro lugar com 83,8% das escolas com média de nação desenvolvida. Em seguida está Jaguariúna, com 80%, e em terceiro lugar Indaiatuba, com 66,6%.

MELHORES
Segundo as estatísticas do Ideb, as melhores escolas da região são a escola estadual Marechal Mallet, de Campinas, e Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Osório Germano e Silva Filho, de Indaiatuba, com nota 7,6. Ambas estão na nona colocação estadual.

Em segundo na RMC e 22ª no Estado, ficou a Emefei (Escola Municipal de Educação Fundamental e Infantil) Professora Dona Pura Purificacion Sanches Fonseca, de Santa Bárbara d’Oeste, com 7,5.