Semil apresenta estudos para modernização logística no litoral
Subsecretário detalha potenciais investimentos em mobilidade e reforça papel estratégico da Baixada Santista para o futuro da infraestrutura estadual
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SPCom foco em projetos estruturantes, integração logística e planejamento de longo prazo, o Governo do Estado de São Paulo marcou presença no Encontro Porto & Mar 2025, realizado nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal de Santos. Na ocasião, o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, participou do painel “Mobilidade urbana e portuária” e apresentou um panorama dos empreendimentos que vêm redesenhando a infraestrutura do Estado – com atenção especial à Baixada Santista.
“O que está em curso é uma política pública que promova uma transformação logística profunda. Não estamos apenas propondo novas obras, estamos construindo uma nova forma de se pensar mobilidade urbana, portuária e regional, com foco na sustentabilidade, na eficiência e na qualidade de vida da população”, afirmou Gerage em sua participação.
O evento, promovido pelo Grupo Tribuna, reuniu autoridades do poder público, representantes do setor privado e especialistas em mobilidade, infraestrutura e desenvolvimento regional. Entre os convidados esteve o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os prefeitos da Baixada Santista, entre outros.
Plano de Estado até 2050
Durante o painel, o subsecretário apresentou o Plano de Logística e Investimentos do Estado de São Paulo (PLI-SP 2050), atualmente em fase de elaboração pela Semil. O documento, de caráter estratégico, orientará as decisões de infraestrutura nas próximas décadas, com foco na redução das desigualdades regionais, na eficiência logística e na modernização dos modais de transporte.
“Estamos construindo esse projeto em diálogo com a sociedade civil, o setor produtivo e os governos locais, para garantir que o crescimento da infraestrutura esteja alinhado aos anseios de quem vive nas cidades. São diretrizes que vão impactar diretamente a vida das pessoas, reduzindo o tempo de viagem, os custos logísticos, os acidentes e as emissões de poluentes”, explicou o subsecretário.
Entre os principais projetos destacados está a futura terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, um novo eixo de ligação entre o Planalto e o litoral. Com 21,5 km de extensão — dos quais 17 km serão em túneis —, a nova via promete ampliar em 25% a capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes e mais que dobrar a vazão de veículos pesados. A estrutura incluirá o maior túnel rodoviário do país, com aproximadamente 6 km de extensão. “O Sistema Anchieta-Imigrantes é um ativo essencial para o turismo, o comércio e o transporte de cargas. Com essa nova pista, estamos olhando para os próximos 30 anos. É uma obra de engenharia complexa, que vai trazer fluidez, segurança e desenvolvimento para toda a Baixada”, reforçou.
Outro projeto estratégico é o Túnel Imerso Santos–Guarujá, com leilão previsto para agosto de 2025. A obra, orçada em R$ 5,78 bilhões e estruturada como uma Parceria Público-Privada (PPP), terá 1,5 km de extensão submersa, permitindo a passagem de carros, ônibus, caminhões, bicicletas e pedestres. “É uma demanda histórica da população que será atendida com tecnologia de ponta. O túnel representa uma solução moderna, sustentável e definitiva para um problema que se arrasta há décadas”, destacou Gerage.
Resultados e próximos passos
Denis Gerage também apresentou os resultados da Operação Verão 2024/2025, que transportou mais de 4,9 milhões de usuários entre veículos, pedestres e ciclistas em 14 travessias litorâneas. Em trechos como Santos–Guarujá, os tempos máximos de espera caíram, em média, 39% durante a alta temporada. “Esses indicadores mostram que os investimentos estão fazendo a diferença. A população está sendo atendida com mais eficiência, conforto e segurança”, afirmou.
Nos últimos dois anos, mais de R$ 200 milhões foram aplicados na renovação da frota, reformas de terminais, modernização de embarcações e adoção de novas tecnologias, como balanças de pesagem e sistemas de gestão de filas. Só na Baixada Santista, foram entregues embarcações modernizadas e concluída a reforma da Estação de Passageiros da Praça da República, em Santos.
Para consolidar os avanços e ampliar a capacidade de atendimento, a Semil está estruturando uma nova PPP para o sistema de travessias litorâneas. O plano prevê a construção de 20 novos terminais, a eletrificação da frota e a expansão do sistema para atender até 22 milhões de passageiros por ano até 2050.
PPP – Durante sua participação, o subsecretário também comentou sobre a nova Parceria Público-Privada (PPP) para o sistema de travessias litorâneas. O plano prevê a construção de 20 novos terminais, a eletrificação da frota e a expansão do sistema, com capacidade para atender até 22 milhões de passageiros por ano até 2050. Nesta terça-feira (15), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei nº 164/2025, que autoriza a concessão do Sistema de Travessias Hídricas. A expectativa é de que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2025, com o leilão e a assinatura do contrato previstos para o segundo semestre.