28/01/09 10h06

Serra anuncia para este ano a construção do túnel Santos-Guarujá

O Estado de S. Paulo - 28/01/2009

As obras de construção do túnel Santos-Guarujá vão começar até o fim do ano. A garantia foi dada anteontem pelo governador José Serra (PSDB), durante a inauguração do Parque Municipal Roberto Mário Santini, na Praia do José Menino, em Santos. De acordo com Serra, o processo de licitação da construção, orçada em cerca de R$ 450 milhões (US$ 195.7 milhões), ocorrerá neste semestre. Ontem, a Assessoria de Imprensa do secretário de Transportes, Mauro Arce, informou que ele confirmava o anúncio, mas não comentaria o assunto. No evento, Serra reconheceu que as balsas são "um meio precário" de travessia que, nos últimos tempos, sobretudo na temporada, vêm provocando muitas reclamações dos usuários, não só de turistas, mas principalmente dos moradores de Santos e de Guarujá, que chegam a esperar, em determinadas ocasiões, até uma hora nas filas do ferryboat. Serra garantiu, porém, que as balsas não serão desativadas, após a conclusão do túnel. "A ideia é mantê-las como um transporte complementar?", disse. Estudo recente feito pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) mostra que a construção é de baixa complexidade e poderá ser paga em 15 anos, mediante concessão à iniciativa privada - o governo abriria mão da arrecadação das tarifas da balsa, hoje administrada pela Dersa. Quando a obra estiver pronta, o tempo de travessia será reduzido de 20 para 1 minuto. O mesmo levantamento aponta uma movimentação de 8 milhões de veículos e 4 milhões de bicicletas por ano entre as cidades.