11/05/11 11h56

Setor de consórcios fatura US$ 11,4 bi e tem crescimento de 36% no trimestre

DCI

O volume de negócios gerado pelo sistema de consórcios no Brasil cresceu 36,8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010, para R$ 18,2 bilhões (US$ 11,4 bilhões), de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). As vendas de novas cotas de consórcios aumentaram 25,9%, ao atingir 619,1 mil unidades. O desempenho considera os segmentos de veículos automotores (pesados, leves, motos), imóveis, eletroeletrônicos e serviços. - Segundo o presidente da Abac, Paulo Roberto Rocha, o crescimento do setor no período foi resultado do aumento da renda, estabilidade econômica, crescimento da classe C e maior participação dos jovens. "As pessoas estão conseguindo olhar mais para o futuro e adiar seu consumo", afirma.

Rocha lembra que as restrições ao crédito lançadas nos últimos meses contribuíram para o avanço, principalmente nos segmentos de veículos e motocicletas. A venda de novas cotas de consórcios de veículos automotores registrou alta de 30,4% nos primeiros três meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2010, segundo a Abac. Com isso, o número total de participantes em consórcios de veículos chegou a 3,57 milhões até março, ante 3,19 milhões em março de 2010, alta de 11,9%. Em relação ao número de contemplações, o total foi de 235,9 mil de janeiro a março, ante 210,6 mil no mesmo período do ano passado, um crescimento de 12%. Considerando motocicletas e motonetas, a venda de novas cotas cresceu 19,7% no primeiro trimestre deste ano, somando 336 mil.

O total de participantes chegou a 2,15 milhões , uma alta de 5,9%. Em veículos leves, houve 54,3% de crescimento em novas adesões na comparação com o mesmo período de 2010. Já no segmento de veículos pesados, as novas cotas tiveram um avanço de 22,5% no primeiro trimestre deste, com 10,9 mil novas adesões. As vendas de novas cotas de consórcio de imóveis aumentaram 11,3% no primeiro trimestre do ano, somando 57 mil unidades. No mês de março, o valor médio das cotas para a compra de um imóvel subiu 14,3%, para R$ 97,5 mil (US$ 60,9 mil), ante R$ 85,3 mil (US$ 48,5 mil) um ano antes. No período, o segmento registrava 592 mil participantes, indicando aumento de 8,4% em relação a março de 2010. No trimestre, o número de pessoas contempladas neste segmento também cresceu 8,4%, para 19,4 mil pessoas.