30/11/10 11h18

Setor de eventos de empresas prevê fim de ano aquecido

DCI

Depois de um ano de crise econômica, o segmento de eventos corporativos deve, este ano, ter um salto de crescimento, principalmente neste último trimestre, pois as empresas esperaram passar a Copa do Mundo e o período eleitoral para retomar a produção de eventos. Especificamente o mês de dezembro deve concentrar grande número de eventos, sejam eles corporativos, voltados à divulgação de resultados, ou de confraternização de funcionários. Ao ano, são realizados cerca de 270 mil eventos no Brasil.

Segundo pesquisa da Fanceschini Análise de Mercado encomendada pelo MPI - Meeting Professionals International, 53% desses eventos são voltados a relacionamento externo, enquanto 26% são para o público interno, e 18%, para divulgação de metas e estratégias das empresas. O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking dos dez países que mais recebem eventos no mundo, segundo a International Congress and Convention Association (Icca).

Em um ano como o de 2010, a maior parte dos eventos acabou ficando concentrada nos meses finais do ano, de acordo com Maurício de Almeida Prado, sócio e diretor Executivo da agência de eventos Plano1, que atua desde 2001 em São Paulo. "O que conversamos com outras empresas do setor é que o fim de ano está sendo bom, e para nós também está. Este ano foi atípico: tivemos Copa do Mundo e eleições. As coisas ficaram para depois das eleições, foram concentradas no meio de dezembro.

A Plano1, em 2009, realizou ao todo 18 eventos. Este ano, nos três primeiros trimestres, a empresa realizou 22. De acordo com Almeida Prado, isso deve-se à crise mundial vivida no ano de 2009, e ao bom momento que o Brasil vive em 2010. Além de eventos corporativos, empresas também começam a investir em massa em eventos voltados para o consumidor final. O objetivo é se aproximar do consumidor, segundo Almeida Prado. "As marcas cada vez mais se utilizam de eventos como investimento em marketing. É para experienciar a marca: o consumidor vive o show, a experiência diferente", explica. "As marcas não chamam isso de evento, mas de marketing de experiência". O período de fim de ano também intensifica ações de marketing voltadas para o Natal. Para agências, o período é de criação das campanhas de Natal, principalmente em shopping centers.