18/09/15 14h05

Setor de Higiene e Limpeza, reunido pela Investe SP, entregará proposta de redução consumo de água na produção

Fabricantes, comerciantes e Investe SP se esforçam para atender determinação do governador Geraldo Alckmin

Investe São Paulo
Download Francisco Rosa/ISP

O grupo de trabalho vai encaminhar ao Palácio dos Bandeirantes um documento conjunto se comprometendo em adotar medidas de redução do consumo de água

Representantes dos fabricantes e comerciantes de produtos de higiene e limpeza se reuniram nesta sexta, 18 de setembro, na Investe São Paulo, para finalizar a proposta do setor para reduzir o consumo de água na fabricação de extensa lista de itens utilizado em milhões de lares e empresas brasileiras.

O chamado Grupo de Trabalho de Fomento à Eficiência Hídrica dos Produtos da Linha Azul, atendendo ao pedido do governador Geraldo Alckmin, vai encaminhar ao Palácio dos Bandeirantes o documento conjunto se comprometendo em adotar as medidas de redução do consumo de água.

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, cobrou nesta sexta-feira agilidade nos trabalhos do grupo. Fabricantes e comerciantes, representados por suas associações, informaram a Quirós que a redução do consumo na fabricação dos produtos pode partir de 30% e chegar até a 70%, a depender das ações adotadas.

Os trabalhos estão na fase final de redação da minuta de um decreto que regulamentará a redução do consumo de água na fabricação desses produtos em todo o Estado de São Paulo. A equipe informou que o documento deve estar concluído, com o aval de todo o setor, até outubro.

A chamada Linha Azul atende 98% dos lares brasileiros. Juan Quirós disse que o trabalho da Investe SP, em conjunto com o setor produtivo, resultará em benefícios para toda a população do Estado de São Paulo e também do Brasil.

Participaram da reunião de trabalho Juliana Marra e Wagner Orlandi, da Unilever; Thiago Pietrobon, da Associação Paulista de Supermercados (APAS); Maria Eugenia Saldanha e Giancarlo Montagnani, da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla); Daniela Rios, da P&G; Miriam Moreira Bocchigleri, engenheira da Secretaria e Saneamento e Recursos Hídricos; Noemia Akemi Koga, da Secretaria da Fazenda; José Eduardo Ismael Lutti, coordenador de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente; Jorge Alberto Tenório, especialista na Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente; Sérgio Costa, diretor da Investe SP; Luciana Escames e José Pedro Fittipaldi, especialistas em Meio Ambiente da Investe SP e Rafael Lapinha, especialista tributário da Investe SP.