14/08/09 09h43

Setor de serviços lidera em melhora de salários no ano

Folha de S. Paulo

Os trabalhadores do setor de serviços foram os que tiveram maior crescimento no número de categorias com reajustes acima da inflação no primeiro semestre. Pesquisa do Dieese mostra que o percentual de negociações que obtiveram ganhos reais para esses empregados passou de 59,5% no primeiro semestre de 2008 para 71,6% em igual período deste ano.O setor de serviços foi um dos menos afetados pela crise. A recessão prejudicou, principalmente, a indústria.

A política de valorização do salário mínimo também favoreceu esses trabalhadores. Os acordos do segmento abarcaram empregados de empresas de limpeza e outras categorias cujo rendimento está atrelado ao salário mínimo, que teve ganho real de 5,8% em fevereiro. Na indústria, o balanço não foi tão positivo. Os acordos que não repuseram a inflação subiram de 6,2% de janeiro a junho de 2008 para 9,3% neste ano. Também houve queda no ganho real: só 2% das negociações conseguiram reajustes de mais de 2% acima da inflação. Em todos os setores, os reajustes se concentraram em níveis próximos à inflação. O Dieese avalia que o resultado é positivo -93% dos acordos tiveram reajustes iguais ou superiores à inflação. Em 2008, eram 87%.

Mesmo com o início da recuperação no nível de atividade, a indústria de São Paulo ainda elimina empregos, embora em ritmo menor. Segundo a Fiesp, em julho, o saldo de contratações recuou 0,32% -décima queda na série ajustada sazonalmente. Houve corte de 3.500 vagas.