20/01/10 10h34

Setores de bens de consumo puxam contratações

Folha de S. Paulo

No ano passado, apenas 5 dos 22 setores monitorados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) na pesquisa de nível de emprego em São Paulo contrataram mais que demitiram. Foram as indústrias de bens de consumo que apresentaram saldo positivo, entre elas a de vestuário, alimentos e produtos farmacêuticos. "Os setores com mais perspectiva são justamente aqueles ligados ao mercado doméstico", disse o economista da Tendências Consultoria Bernardo Wjuniski.

Na outra ponta, as maiores baixas no nível de emprego no ano passado foram verificadas nas indústrias metalúrgica (-12%) e de máquinas e equipamentos (-10,5%). "Esses segmentos mais atrelados às exportações ainda vão demorar mais para reagir", completou Wjuniski.

A expectativa da Fiesp é que as contratações neste ano sigam de forma mais generalizada, mas a valorização do câmbio, segundo o diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas da entidade, Paulo Francini, pode ter um impacto desfavorável. "O problema é que o efeito cambial permite um crescimento menor do que poderia ocorrer. Nesse sentido, o câmbio joga contra", disse. De acordo com ele, a decisão do governo de taxar com IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) a entrada de capital estrangeiro no país teve o efeito de ao menos "estancar o ritmo de valorização que estávamos vendo".