22/05/25 15h14

Setur-SP anuncia novidades para a Academia do Turismo SP, maior programa de qualificação profissional gratuito do setor

A iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo oferecerá mais vagas para capacitações presenciais e online; promoverá workshops pelo Estado e terá lançamentos

Secretaria de Turismo e Viagens

Com o crescimento do setor de turismo, principalmente depois da pandemia, também aumentou a demanda por mão de obra qualificada. Uma sondagem realizada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) de dezembro de 2024 a março de 2025 com 35 regiões turísticas do Estado revela que os maiores desafios enfrentados pelo setor estão relacionados à qualificação e empregabilidade.

No que diz respeito à capacitação, para 44% dos entrevistados o custo elevado dos cursos e treinamentos é uma preocupação. Já para 34%, há dificuldade em encontrar cursos que se encaixem nos seus horários disponíveis. Esses fatores impactam na empregabilidade, pois a maioria (40%) dos entrevistados comentou sobre a baixa disponibilidade de vagas na sua região, exigência de conhecimento em idiomas estrangeiros (31%) e competição elevada no mercado de trabalho (23%). 

Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Setur-SP, lançou em novembro do ano passado a Academia do Turismo SP, programa de capacitação profissional gratuito que tem o objetivo de atender a demanda crescente por mão de obra qualificada para o setor. Desde a sua criação, já foram ofertadas 33 mil vagas gratuitas em diferentes cursos da área de turismo, como gastronomia, hospitalidade e eventos. Atualmente com 20 instituições parceiras, a Academia do Turismo promoveu cinco cursos pilotos pelo Estado, que contaram com a participação de gestores públicos, empresários do setor e estudantes.

“Continuamos investindo na Academia do Turismo SP. Ainda este ano, vamos oferecer mais 28 mil novas vagas gratuitas, mais instituições parceiras, novos cursos pilotos e workshops regionalizados. Estamos produzindo dez guias práticos para ampliar a sustentabilidade e inovação do setor, além de edital de premiação de um desafio de inovação”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens. O edital está em fase de criação e quando for lançado, oferecerá prêmios em dinheiro, mentorias e acesso à mercado. “O objetivo é qualificar os profissionais, incentivar novas soluções e movimentar a cadeia do turismo”, completa o secretário. 

De Técnico em Gastronomia até marketing de destinos: veja oportunidades

Presenciais

Na parte de Gastronomia, há opções para todos os perfis. Se a ideia é trabalhar com eventos, os interessados podem fazer o curso “Técnicas de Cozinha Quente: Buffet para Eventos” disponíveis nos bairros Aclimação e Penha, na capital paulista. 

Agora, se os alunos desejam “colocar a mão na massa”, existem cursos técnicos voltados para culinária e produção de alimentos específicos. Neste caso, o profissional pode se tornar: Técnico em Gastronomia; em Confeitaria; na produção de Sorvetes Artesanais; em Panificação; na produção de Compostas e Geleias Artesanais; em Flores de Açúcar; ou até na Culinária Japonesa; e na Produção sem Glúten e sem Lactose, entre outros. 

No Turismo, os profissionais podem se especializar em diferentes áreas, como o Turismo Pedagógico, voltado às atividades com crianças e escolas. O curso está disponível em São Paulo, no bairro da Aclimação, assim como em Campinas, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.

Os alunos também podem escolher o curso de Turismo Criativo, oferecido pelo SESC na capital paulista e em Pindamonhangaba. Outro pilar fundamental para o turismo é o receptivo, que é o primeiro contato do viajante ao chegar em um destino. Para aprimorar esse atendimento, estão abertas as inscrições para o curso de Organização e Planejamento do Receptivo Turístico, disponíveis em Araçatuba, Piracicaba e Bertioga. 

O profissional que trabalha com turismo de natureza e ecoturismo pode ampliar sua atuação ao se capacitar como Condutor De Turismo De Aventura. As oportunidades estão disponíveis em Registro e Bertioga, dois municípios que recebem muitos turistas para passeios em cavernas, trilhas, cachoeiras e outras atividades. 

Idiomas

Um dos requisitos mais solicitados pelo mercado de trabalho, principalmente o turístico, são os idiomas. Pensando nisso, a Academia do Turismo SP conta com o curso presencial “Inglês e Espanhol para Camareiras, Garçons e Recepcionistas”, com turmas na capital paulista, no bairro da Aclimação e no Largo Treze, e no interior do Estado, em Campinas. 

EAD (Ensino a Distância)

Nos cursos de Ensino a Distância (EAD), os alunos podem aprender, por exemplo, como preparar a sua propriedade para receber turistas, otimizando a infraestrutura e os serviços de hospitalidade. O curso é ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e tem curta duração. 

Outra oportunidade para quem deseja empreender com produtos artesanais é realizar o curso Queijos Artesanais do Brasil. No curso, os profissionais conhecem as características dos queijos artesanais brasileiros, compreendendo os deveres do produtor e a legislação.

Além disso, um segmento que tem conquistado cada vez mais os viajantes é o turismo de experiência, que oferece vivências únicas no destino. Para isso, os profissionais podem fazer o curso Turismo de Experiência, oferecido pela Setur-SP. Na oportunidade, os gestores públicos poderão se informar e se atualizar sobre as possibilidades de implantação e promoção de destinos nesse segmento. As propostas são pensadas para o estado de São Paulo, que tem uma grande variedade de experiências, mas a dinâmica cabe em qualquer destino. 

Cursos exclusivos

A Academia do Turismo SP também conta com cursos disponibilizados exclusivamente na plataforma. Em Santos, por exemplo, há diversos cursos na área gastronômica, como CozinheiroHambúrguer Artesanal e Copeiro. 

Em Jacareí, existem os cursos de Liderança em Hotéis e pousadas e Liderança em Restaurantes e Bares. Por sua vez, em São Paulo, os interessados podem fazer o curso de Gerência Geral de Hotéis Econômicos, e em Osasco, há capacitações de Camareira, por exemplo.

Mas não para por aí, pois ainda há cursos oferecidos por instituições internacionais. É o caso do curso de Marketing, da Tourism Online Academy. Em formato EAD e com aulas em inglês, o curso fornece aos participantes ferramentas para criar planos de marketing para destinos turísticos. 

Já a capacitação “Your journey to more sustainable community engagement” (sua jornada para um maior engajamento sustentável da comunidade, em tradução livre), é uma iniciativa da Booking em parceria com a OMT (organização Mundial do Turismo. O objetivo é iniciar os princípios do turismo de base comunitária.

Todos os cursos disponíveis podem ser consultados no site da Academia do Turismo SP. 

 

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=5201&cod_menu=5201