05/02/10 10h10

SH prevê crescer 40% em 2010 e eleva investimento

Valor Econômico

Os sinais de retomada da construção civil já no segundo semestre do ano passado fez a SH, empresa especializada no fornecimento de formas e andaimes para o setor, prever uma alta de 40% para este ano em faturamento. Para sustentar o crescimento, o grupo decidiu investir R$ 60 milhões (US$ 32,4 milhões) até dezembro, usando apenas recursos próprios. O dinheiro será usado principalmente na compra de equipamentos que são alugados para as construtoras. Em 2009 foram investidos R$ 22 milhões (US$ 11,2 milhões), abaixo dos R$ 40 milhões (US$ 22 milhões) de 2008.

A crise iniciada no segundo semestre de 2008 só foi sentida em 2009 e quebrou uma sequência de expansão de dois dígitos que vinha desde 2003. Apesar disso, no ano passado a receita foi de R$ 130 milhões (US$ 66 milhões), contra R$ 124 milhões (US$ 67,8 milhões) em 2008, alta de 5%. A locação de equipamentos gerou 76% da receita, seguida da área de montagem e manutenção industrial (14%) e da SHI (10%). A SHI é fabricante de formas, andaimes e escoramentos metálicos e vende para a própria SH e terceiros.

Marcelo Milech, diretor de Planejamento do grupo, destaca que é possível ver um lado bom na crise. Milech avalia que a construção civil não conseguiria manter o ritmo verificado em 2008. Os fornecedores já não conseguiam mais acompanhar a velocidade do setor. "Não havia sobra de equipamentos. Essa parada permitiu fazer algum ajuste na oferta e procura de produtos e serviços."

A crise atingiu os diversos segmentos da construção de forma bem distinta, conta o diretor da SH. Como a empresa fornece para todos os segmentos, é possível ter um bom quadro do nível de retomada do setor. Milech conta que no segmento de edificação a área residencial já recuperou o ritmo, enquanto a comercial ainda engatinha. O segmento de infraestrutura também começa a dar sinas de recuperação. Mas o pior ainda é o industrial, basicamente a construção de fábricas e galpões, ainda a espera de encomendas. Milech avalia que pelo menos até o fim de 2011 não haverá problemas de oferta para atender a construção civil.

A empresa abriu ontem, em Palmas (TO), a 12ª unidade, onde ficam estocados os equipamentos que são locados para as construtoras. A SH está presente em nove Estados, além do Distrito Federal, e vai inaugurar mais duas unidades - Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) - ainda este ano. O Rio responde por 16% da receita do grupo, seguida por Brasília (14%) e São Paulo (13%). Atualmente ela tem 758 funcionários e prevê contratar mais 80 este ano.