05/05/10 10h37

Shopping centers do país têm salto nos investimentos

DCI

Enquanto no mercado norte-americano pode correr uma forte concentração no setor de shopping centers com uma possível fusão das duas maiores administradoras de malls daquele país - Simon Property Group e General Growth Properties (GGP) -, no Brasil todos os grandes players confirmam altos investimentos, tornando a concorrência cada vez mais forte. É o caso da BRMalls, uma das líderes do segmento no território nacional, que reforça o otimismo depois de obter resultados históricos para a companhia no primeiro trimestre, encerrando o período com mais de R$ 1 bilhão (US$ 571,4 milhões) em caixa para realizar novas aquisições. A empresa confirmou investimentos de R$ 900 milhões (US$ 514,3 milhões) até 2012 e aposta em novos projetos de shoppings voltados principalmente para a classe média, e na expansão de malls que já possui.

Segundo o CEO da companhia, Carlos Medeiros, a empresa continua "procurando e analisando oportunidades de aquisições" e está avançada nas obras de dois novos shoppings, um em Sete Lagoas (MG) e um na Granja Viana (SP), que já estão 86% e 93% comercializados e devem ser inaugurados  em outubro e novembro deste ano, respectivamente. Além destes, há outros três projetos em desenvolvimento. A companhia deve crescer e ganhar 46 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) - o que representa 10% da área que tem hoje -  com os sete projetos de expansão em andamento. A maior delas será a do Shopping Tamboré (SP), que deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2011 e já está 55% comercializada.

Entre os resultados do primeiro trimestre que se destacaram na companhia, que detém participação em 35 empreendimentos, está um crescimento da receita líquida de 31,7%, alcançando R$ 106,3 milhões (US$ 60,7 milhões). O seu lucro líquido, porém, que foi de R$ 42,1 milhões (US$ 24,1 milhões), teve queda de 9,8% na comparação com os R$ 46,6 milhões (US$ 23,7 milhões) do primeiro trimestre de 2009, mas foi justificado pela variação cambial, já que a empresa tem dívida em dólar. As vendas nas lojas comparáveis alcançaram recordes históricos, com alta de 16,2%, impulsionada principalmente pela recuperação das lojas-âncoras. A BrMalls firmou que atingiu pelo terceiro trimestre consecutivo o nível recorde de ocupação nos seus shoppings, terminando março com uma taxa de ocupação de 98,2%.

Outro player que já anunciou investimentos em novos shoppings, por exemplo, é a Cyrela Commercial Properties (CCP), resultado da cisão da Cyrela Brazil Realty, ocorrida em 2007, que afirma que a sua área que mais deve crescer é a de centros comerciais, quase dobrando sua participação dentro do faturamento da companhia, além de prever investimentos médios de R$ 1 bilhão (US$ 571,4 milhões), levando em conta os projetos em andamento e intenção de lançar dois novos shoppings este ano.