24/11/11 15h00

Shopping Cianê é anunciado

Jornal Cruzeiro do Sul

Seis anos depois da aquisição, pelo grupo Splice, do antigo prédio que abrigou a fábrica Santo Antônio, da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), a promessa de que o local se transformaria num centro comercial está prestes a se concretizar. Em cerimônia na manhã de ontem, no gabinete do prefeito Vitor Lippi, a empresa Saphyr Shopping Centers anunciou a efetivação do Shopping Pátio Cianê, um empreendimento com 27 mil metros quadrados de área para instalação de lojas de produtos, serviços e alimentação, que deve ser inaugurado no final de 2013. Para a obra, a iniciativa privada investirá um total de R$ 200 milhões, que incluem todas as ações necessárias para a preservação da fachada das duas construções - numa área entre a avenida Afonso Vergueiro e ruas Francisco Scarpa e Comendador Oeterer - que abrigaram a tecelagem no início do século 20, ao lado do terminal Santo Antônio.

Segundo Paulo Stewart, presidente da Saphyr - empresa que administra 29 empreendimentos neste segmento pelo Brasil - a escolha de Sorocaba para abrigar seu novo investimento se deu, principalmente, em razão dos indicadores sociais e econômicos do município. "Existe um potencial de consumo latente na cidade, ainda mais se considerarmos o entorno, que chega a uma população de 740 mil habitantes. E nós, empreendedores de shoppings, temos sempre que ir aonde vai ao mercado. E a descoberta deste ponto foi fantástica, pois nos coloca do epicentro do que há de melhor em termos de localização para atender a público que chamamos de democrático: classes A, B e C", comentou, referindo-se à área, que tem um total de 41 mil metros quadrados e dois prédios. A projeção dos investidores é que o novo centro comercial gere cerca de 10 mil empregos, sendo 2,4 mil diretos e 7,6 mil indiretos.

De acordo com o empresário Antônio Roberto Beldi, da Splice - que vendeu a área para os novos investidores - o projeto do novo shopping já está sendo debatido há cerca de quatro anos. "Depois do leilão houve a necessidade de acertar causas trabalhistas, o que levou tempo. Mas, de lá para cá, tudo que arrecadamos, nos últimos anos, com a locação daquele espaço, a Splice doou para instituições de caridade da cidade, isso quando mesmo não foi cedido gratuitamente", contou. Beldi também comemora o destino do prédio histórico. "Esse empreendimento vem coroar um crescimento da cidade e tornar Sorocaba a primeira cidade média com um centro reorganizado, que ainda abriga uma classe média e média alta."

Após o anúncio em empreendimento no gabinete do prefeito Vitor Lippi, com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes do empresariado sorocabano, o grupo de empresários e o chefe do Executivo realizaram visita à diretoria-executiva do Jornal Cruzeiro do Sul.