15/12/09 10h58

Shopping vende 7% a mais que em 2008

O Estado de S. Paulo

A dez dias do Natal, lojistas já têm fortes indicações de que este será o melhor fim de ano da década. Pesquisa preliminar da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop) com uma amostra de empreendimentos espalhados pelo País indica que neste fim de semana as vendas cresceram 7% em relação aos mesmos dias de 2008.

O tempo chuvoso do fim de semana ajudou os lojistas de shopping, mas atrapalhou o comércio de rua. Dados preliminares da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostram que as consultas para vendas a prazo neste fim de semana foram iguais às do mesmo período de 2008, enquanto as consultas para vendas à vista tiveram um acréscimo de 2%, nas mesmas bases de comparação.

"Este fim de semana foi o melhor do ano. A chuva e o frio ajudaram", afirma Ricardo Portela, gerente de Marketing do Shopping Ibirapuera. O gerente conta que cerca de 200 mil pessoas foram às compras no sábado e no domingo. Houve lojas que permaneceram abertas após as 23 horas para atender o público.

O Grupo Sonae Sierra Brasil, que administra 10 shoppings no País, registrou neste fim de semana crescimento de 6% a 8% no movimento de pessoas em relação aos mesmo dias de 2008. "Até o dia 13, as vendas de dezembro cresceram entre 13% e 14% na comparação com o mesmo período de 2008", afirma o diretor adjunto de operações da companhia, Dirceu Benith. Segundo ele, o crescimento de vendas registrado até agora é consistente com a perspectiva traçada pelos lojistas de que este será o melhor Natal da década.

Mais uma vez, a pesquisa de intenção de compra realizada pela ACSP em parceria com a Ipsos indica que os artigos de vestuário serão os itens mais procurados neste fim de ano. De acordo com a enquete, 76,5% dos entrevistados que pertencem à classe E, isto é, que ganham R$ 300 (US$ 174,4) por mês, pretendem comprar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Isso confirma a perspectiva de que este será o Natal dos presentes de maior valor. No Ponto Frio, por exemplo, as vendas de televisores de LCD já cresceram 70% em relação a dezembro de 2008.