01/07/09 10h42

Shoppings terão 2º semestre ainda melhor, dizem empresas

DCI

O varejo de shopping centers, que foi pouco afetado no primeiro semestre, mesmo em meio à crise econômica, segue ainda mais otimista para o Dia dos Pais e para a segunda metade do ano, uma vez que a economia está dando sinais de melhora. A expectativa para o Dia dos Pais é de que as vendas fiquem até 20% maiores do que no mesmo período no ano passado. Para garantir os resultados, também estão sendo preparadas campanhas que oferecem brindes e atraiam mais consumidores aos centros de compras.

O Shopping Central Plaza, por exemplo, localizado na capital paulista e administrado pelo Grupo Savoy, espera uma alta nas vendas de 10% em comparação ao Dia dos Pais do ano passado. De acordo com Fábio de Sousa Médici, superintendente do empreendimento, o fluxo de consumidores também deve ficar 8% maior, sendo que já sentiram uma melhora no movimento nos primeiros dias de inverno.O shopping também mostra que continua com fôlego para fazer investimentos, uma vez que a verba destinada à campanha da data também será maior do que a de 2008. Serão investidos R$ 250 mil (US$ 126,3 mil) em marketing e divulgação, frente aos R$ 200 mil (US$ 109,3 mil) gastos anteriormente.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) está com uma expectativa um pouco mais tímida, de que as vendas fiquem cerca de 4% maiores em relação ao Dia dos Pais do ano passado. Mas para Nabil Sahyoun, presidente da entidade, trata-se de um número positivo para um ano de crise, e em comparação ao bom desempenho de 2008. Também ele espera ver cenários melhores a partir do segundo semestre. Ele destaca, ainda, que um dos fatores que devem ocasionar um faturamento maior no segundo semestre é abertura de 25 shoppings no ano passado, no País, que trouxeram mais 3.800 lojas. No primeiro semestre de 2009, também foram inaugurados mais 6 novos empreendimentos.