18/03/09 14h55

Sinais de estabilidade fazem indústria recuperar o fôlego

DCI - 18/03/2009

O crescimento do nível da atividade industrial, em 2009, ficará próximo de zero, segundo projeção do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. Mesmo diante de um panorama em que a indústria de transformação ainda apresenta quedas significativas em relação ao ano passado, a atividade da construção civil pode ajudar a balancear o nível de atividade do setor. "É possível que um crescimento positivo da indústria seja determinado neste ano pelo desempenho da construção civil", afirmou Monteiro Neto, que participou, ontem, de encontro em São Paulo com representantes de setores industriais. O início da recuperação da indústria, no entanto, é aguardado para o segundo semestre de 2009. No próximo trimestre, os primeiros sinais de melhora já devem ser percebidos, de acordo com o presidente da CNI. Os números positivos do setor industrial vindos da construção civil e também da infra-estrutura foram, da mesma forma, apontados como preponderantes pelo presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy. "Vimos que em 2009 vai haver queda no faturamento, nas exportações e no emprego, mas em nosso setor, não há uma expectativa muito pessimista para 2009. A construção de forma geral não teve um impacto tão violento", afirmou. O executivo lembrou que não houve paralisação no setor energético, fato que pode ajudar a sustentação dos negócios de muitas empresas. Neste momento, segundo o executivo, as principais perdas estão sendo sentidas pelas empresas dependentes da exportação. O segundo semestre do ano também é visualizado por Godoy com um pouco mais de otimismo, apesar do crescimento da economia só ser projetado, pela Abdib, para 2010.