14/05/09 09h51

Sinalizador da indústria paulista tem alta de 3,2%

DCI - 14/05/2009

A produção da indústria paulista referente ao mês de abril deve subir 3,2% no confronto com o mês anterior, segundo mostra o Sinalizador da Produção Industrial (SPI) de São Paulo, divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em março, o índice teve alta de 6,2% na comparação com fevereiro, na série com ajuste sazonal, sendo que a produção do Estado de São Paulo apresentou alta de 1% naquele mês, na mesma base de comparação, de acordo com dados oficiais do IBGE. O objetivo do indicador, elaborado por meio de parceria entre a FGV e a AES Eletropaulo, é de antecipar as tendências da atividade industrial no estado paulista.

Em comunicado, as instituições informam ainda que, na comparação com igual mês do ano passado, o SPI registrou queda de 13,3% em abril deste ano. Além disso, na série sem ajuste sazonal, o SPI teve queda de 0,6% em abril ante março. A FGV e a AES Eletropaulo disseram também que, na comparação dos últimos 12 meses até abril com os últimos 12 meses imediatamente anteriores, encerrados em março, a taxa do SPI seria negativa, de 2,7%, sendo essa a queda mais forte nesse tipo de comparação desde setembro de 2002, quando o SPI caiu 3%.

Os resultados mostrados pelo SPI de abril em São Paulo pouco modificaram a avaliação sobre o atual estágio da indústria e sobre o cenário aguardado para o restante deste ano para setor. A análise é do pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, Paulo Picchetti, que, em entrevista à Agência Estado, destacou que o levantamento divulgado pelo instituto trouxe novamente a imagem da indústria local tentando se recuperar do tombo tomado a partir do final de 2008, depois da crise global.