24/03/21 17h25

Sinergia entre São Paulo e Abu Dhabi gera oportunidades de negócios para empresários paulistas e árabes

Encontro realizado pela InvestSP e Kizad mostrou ações de apoio para realização de investimentos nas duas regiões

InvestSP

São Paulo/Abu Dhabi – A InvestSP e a Zona Industrial de Khalifa, Kizad, realizaram nesta quarta-feira, 24 de março, um encontro virtual para promover novos negócios entre empresas de São Paulo e do Oriente Médio. O evento reuniu representantes de órgãos dos Emirados Árabes Unidos, representantes do governo de São Paulo e empresários árabes e brasileiros.

Durante o encontro, a InvestSP,  com o seu presidente, Wilson Mello, e a Kizad, por meio do chefe do cluster de cidades industriais e zona franca, Abdullah Humadi AlHameli, assinaram um protocolo de intenções para aprofundar a relação entre as duas instituições e facilitar a realização de negócios entre empresas das duas regiões do globo. “A Kizad já tem sido nossa parceira em Abu Dhabi, com a assinatura do protocolo de intenções avançaremos em novas formas de atuação, que beneficiarão os empresários paulistas e árabes” disse Wilson Mello.

Um tema muito importante para o comércio entre São Paulo e o Oriente Médio é a segurança alimentar. O secretário de agricultura e abastecimento do estado de SP, Gustavo Junqueira, fez uma apresentação detalhada sobre a cadeia do agronegócio paulista, mostrando que todos os elos desse amplo setor têm trabalhado de maneira intensa para aumentar a produção de alimentos de forma sustentável.

“O estado de São Paulo é o local mais propício para receber o investimento estrangeiro em agronegócio. Grande parte do alimento que exportamos é processado em nossas fábricas antes do embarque. Os empresários dos Emirados Árabes Unidos têm muito a ganhar investindo na produção em São Paulo. Nós somos muito bons na produção a baixo custo, eles têm uma força comercial muito grande, existe uma sinergia de competências”, afirmou Junqueira.

A Kizad está situada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, ao lado do porto Khalifa, o que possibilita a rápida conexão logística com outros países do Oriente Médio, norte da África e sul da Ásia. O diretor comercial da Kizad, Khalid Al Marzooqi, falou sobre as iniciativas e facilidades para as empresas paulistas que desejam se instalar na zona industrial árabe. Ele conhece o Brasil e acredita que os produtos e marcas nacionais tem espaço no mercado da região.

A chefe de cuidados com investidores do Escritório de Investimento de Abu Dhabi (ABIO), Souad M. AlHosani, mostrou os serviços oferecidos pelo órgão aos empresários estrangeiros que desejam fazer negócios no país. “Os Emirados Árabes Unidos tem conseguido se desenvolver muito rapidamente, temos uma política voltada ao investimento. Nosso desejo é que os empresários paulistas nos procurem para que possamos ajudá-los a se instalar em nosso país”, concluiu ela.

Para mostrar aos empresários brasileiros que participaram do encontro como é atuar na região, o gerente executivo da fábrica da BRF em Abu Dhabi, Giovani Pelliza, compartilhou a experiência da empresa na instalação de sua fábrica na região e como isso permitiu que novos mercados passassem a ser atendidos pela BRF.

O evento, realizado hoje, faz parte do esforço da InvestSP na promoção da internacionalização de empresas que tem negócios em São Paulo. A agência paulista tem dois escritórios internacionais em operação nas cidades de Dubai e Xangai, e trabalha na abertura de dois novos escritórios em Munique e Nova York.