17/03/10 16h34

Sobretaxa a calçados da China impulsiona produção em Franca

Folha de S. Paulo

A sobretaxa aos calçados chineses anunciada pelo governo há duas semanas já rende negócios à indústria couro-calçadista do país, que faz planos para passar a fabricar calçados que a China produziria e enviaria ao Brasil. Fabricante de calçados masculinos em Franca, a Karlitos fechou contrato para produzir parte do que a italiana Kappa confeccionaria na China. A sobretaxa aos calçados chineses, de US$ 13,80 por par, desestimulou a importação, diz o presidente da Karlitos, José Milton de Souza. A meta é produzir 1 milhão de pares para a Kappa a partir de 2012, segundo ele.

O empresário também está em estágio avançado de negociação para produzir calçados de uma rede varejista francesa com presença no Brasil. Produtor licenciado da Adidas no país, Souza disse esperar que a a fabricante alemã também retome a produção em Franca de algumas das linhas de tênis que migraram para a China.

Pelo menos outras quatro fabricantes nacionais já fecharam contratos como o da Karlitos após o anúncio da ação antidumping, segundo o diretor-executivo da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), Heitor Klein. Para Francisco Santos, presidente da Couromoda, a tendência é que as marcas esportivas que haviam deslocado suas linhas de produção voltem para o Brasil. Um dos sinais desse interesse, de acordo com ele, é a busca de marcas esportivas por espaço na Couromoda 2011 desde que o governo anunciou a taxação.