26/11/10 09h37

Sodexo muda operação no Brasil

Valor Econômico

Com novo posicionamento comercial, a fornecedora de refeições coletivas francesa Sodexo planeja crescer pelo menos 25% no Brasil até agosto do ano que vem, quando se encerra seu ano fiscal 2010/2011. E busca um executivo para o comando da operação no país. A posição está sendo ocupada interinamente pelo francês Satya Menard, presidente para a América do Sul da divisão de serviços corporativos da companhia. A filial brasileira faturou R$ 940 milhões (US$ 553 milhões) no exercício terminado em 31 de agosto - uma alta de 25% sobre o valor apurado um ano antes. "Muito desse aumento vem da recuperação de nossos clientes, que estão crescendo e contratando de novo", diz Menard. A empresa conquistou ainda 78 novas contas e fechou o ano fiscal atendendo 800 unidades empresariais, com um total de 14 mil funcionários.

Além do bom momento da economia brasileira, a Sodexo se apoia no reposicionamento de sua marca para manter o ritmo de expansão e atrair nova clientela. Desde o mês passado, a divisão de refeições e serviços de apoio, como manutenção, recepção e limpeza, passou a ser apresentada aos clientes com novo nome: "Soluções de Serviço On-site" em substituição a "Alimentação e Facilities Management". Além da nomenclatura, muda a abordagem de venda. Segundo Menard, a ideia é oferecer um pacote de soluções que tragam eficiência à infraestrutura das empresas e, ao mesmo, proporcionem um ambiente de bem-estar e motivação para os funcionários.

A rearquitetura das marcas é global, foi iniciada em 2009 pela matriz, e este ano começou a ser aplicada nas 80 filiais no mundo. Na divisão brasileira de cheques e cartões de benefícios da Sodexo (como vale-refeição), a mudança começou em junho. A unidade passou a se chamar "Motivation Solutions". Um dos novos serviços previstos nesse escopo é uma análise que verifica quanto o cliente gasta com funcionários e quanto esses benefícios são valorizados pelo empregado. A partir do diagnóstico, são recomendadas medidas para aumentar a motivação.

A Sodexo não é a única a reformular a abordagem, com ênfase em bem-estar, qualidade de vida e em pacotes personalizados de soluções para as empresas. Também em junho, sua principal concorrente global na área de benefícios, a Accor Services, dona da marca Ticket, mudou de nome para Edenred. É uma referência ao éden, paraíso, e ao círculo vermelho presente em seu logotipo. Rivais menores, como Sapore Benefícios - unidade de cartões da fornecedora brasileira de refeições coletivas Gran Sapore - foi criada em 2009 com a filosofia de estar próxima da necessidade do cliente. Em seu site, sua missão diz "inovar em benefícios, criando momentos felizes".