25/05/07 14h46

Sonae vai investir mais US$ 295 milhões no Brasil

Valor Econômico - 25/05/2007

Em 2006, a margem operacional dos empreendimentos brasileiros cresceu 46% e as taxas de ocupação aumentaram de 84,4% para 94,3%. A multinacional, uma das maiores operadoras de shoppings da Europa, está colhendo os frutos de ter sido a primeira a desembarcar no Brasil, onde está presente desde 1999. "Agora, o Brasil está na moda. Valeu a pena o investimento", afirmou ao Valor o presidente executivo da Sonae Sierra, Álvaro C. Portela, durante a convenção do International Council of Shopping Centers (ICSC), a maior feira de negócios do setor no mundo, realizada nesta semana em Las Vegas. No ano passado, a operação brasileira da Sonae associou-se à gigante Developers Diversified (DDR), a terceira maior operadora de shopping centers americana e uma das maiores do mundo. A indústria de shopping centers nos Estados Unidos já está perto da saturação, o que tem levado as empresas do setor a sair em busca de oportunidades em outros países. Antes desprezado, o Brasil passou a piscar no radar dessas grandes operadoras na mesma medida em que caíam as taxas de risco. Em 2006, os investidores descobriram que os ativos brasileiros estavam uma pechincha. E, ao contrário da Rússia ou da China, onde a indústria de shoppings é ainda muito nova, esse é um setor que já existe no Brasil há mais de 30 anos, com operações sólidas e conhecidas. A Sonae Sierra transformou-se em uma interessante porta de entrada para as grandes operadoras americanas no Brasil. O grupo fechou negócio com a DDR, um gigante que possui cerca de 800 shoppings só nos EUA e que, até agora, nunca havia pisado fora do país. Com o novo parceiro, a Sonae dobrou sua aposta no mercado brasileiro. "Vamos investir mais R$ 600 milhões (US$ 295 milhões) no triênio 2007-2009", diz Portela, que quer um lugar ao sol entre as líderes no país. Para isto, a Sonae Sierra e a DDR terão de correr. As demais empresas brasileiras - Multiplan, Iguatemi, Ancar, Br Malls e Aliansce - abriram o capital ou também associaram-se a estrangeiros. Há dinheiro de sobra no mercado financeiro para quem quiser bancar aquisições e a construção de novos empreendimentos no país. "Pretendemos abrir pelo menos um shopping center por ano no Brasil", diz Portela, que também planeja aquisições. Em janeiro, o grupo comprou uma participação adicional de 73% no shopping Metrópole e vai construir em centro em Manaus. A Sonae Sierra possui atualmente em seu portfólio nove shoppings, incluindo os empreendimentos em que é proprietária, acionista ou só responsável pela administração.