24/09/10 15h05

Sony reforça atuação em TV paga no Brasil

Valor Econômico – 24/09/10

Depois de lançar três canais no Brasil nos últimos 15 anos, a Sony Pictures Television (SPT), braço de TV do conglomerado japonês, estuda a criação de novos canais no país, aproveitando o crescimento do mercado brasileiro de TV paga. Duas possibilidades estão no radar da companhia, diz Klaudia Bermudez, vice-presidente e gerente-geral da Sony Pictures na América Latina. A primeira é investir em um canal direcionado às classes C e D, acompanhando um movimento recente no setor. Nos últimos meses, Embratel, Oi e Telefônica lançaram operações via satélite dirigidas a esse público. Essas companhias são programadoras e compram conteúdo de empresas como a Sony Pictures. A outra possibilidade seria criar um canal para o público feminino, um segmento cobiçado pelos anunciantes, diz Klaudia.

As duas iniciativas seriam novidades para a Sony Pictures, que não tem nenhum canal com perfis semelhantes em seu portfólio global. Klaudia afirma que é possível criar conteúdo a partir da América Latina, mas não descarta a possibilidade de aquisições para entrar nos novos segmentos. "Tudo está a venda pelo preço certo", diz a executiva ao Valor. Mas antes de aumentar a família de canais - que conta com o Sony Entertainment Television, o AXN e o Animax -, a companhia vai colocar em prática outros planos, já definidos, para ganhar a audiência na TV paga brasileira, atualmente com 8,6 milhões de assinantes, segundo a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel).

A estratégia inclui o reforço à produção de conteúdo local, canais em alta definição e novas formas de promover as séries exibidas. Todas as iniciativas serão efetivadas entre outubro deste ano e março de 2011. A primeira providência é reduzir o intervalo de tempo entre o início das novas temporadas nos Estados Unidos e no Brasil, concentrando as estreias em uma única semana. A prática tem como objetivo criar expectativa entre os expectadores, atraindo tanto quem já acompanha o canal como quem não tem o costume de assisti-lo. Em novembro será o momento de lançar a programação do canal Sony em alta resolução. Segundo Klaudia, esse tipo de conteúdo tem sido um pedido recorrente nas conversas com as operadoras de TV. No começo do ano que vem o Animax e o AXN também chegarão sob esse formato. Com o preço dos pacotes de programação em queda, o número de assinantes com acesso a canais de alta definição já passa dos 500 mil.