15/07/08 10h35

Sony reforça estratégia para marca Vaio

Valor Econômico - 15/07/2008

Entusiasmada com o crescimento do mercado de notebooks no Brasil, a Sony tem reforçado seus esforços para impulsionar as vendas, no mercado nacional, da sua marca Vaio, criada em 1996 para abrigar os computadores portáteis desenvolvidos pela empresa japonesa. Pedro LaFarga, vice-presidente da Vaio para a América Latina e o Canadá, veio a São Paulo para lançar pessoalmente uma nova família de produtos - um lançamento que está ocorrendo mundialmente nesta semana. Dos três novos modelos, um terá produção local. A Vaio chegou ao Brasil no fim de 2006 e, desde então, o país conquistou o segundo lugar no ranking dos maiores mercados da marca na América Latina. "Esperamos igualar as vendas do Brasil com a do México [primeiro lugar no ranking] em um futuro próximo", afirma o executivo, sem dar mais detalhes. O potencial de crescimento no Brasil, diz LaFarga, é enorme. Segundo estimativas da consultoria IDC, o mercado brasileiro de notebooks irá dobrar de tamanho em 2008, para um total de 3,1 milhões de unidades vendidas. Em 2007, foram vendidos 1,5 milhão de computadores portáteis, o que significa um total de 15 equipamentos a cada 100 computadores comprados no país. "Países como Alemanha e Estados Unidos crescem a taxas de 20%. Já México e Chile, por exemplo, crescem a 40%", diz o executivo. "O Brasil apresenta o maior crescimento do mundo nesse segmento." LaFarga afirma que a Vaio também apresentará crescimento de três dígitos neste ano. "Estimamos que a marca irá quadruplicar de tamanho em 2008", diz. Para 2009, a previsão é de triplicar o tamanho da operação em comparação a este ano. Para enfrentar o competitivo mercado de notebooks no país, a Vaio tem aumentado seu portfólio de produtos. Posicionada como uma marca sofisticada no segmento de computadores portáteis - nicho que disputa com marcas como HP e Dell - a companhia também tem oferecido mais opções de preço aos consumidores. Hoje, é possível encontrar produtos da marca entre R$ 2,2 mil (US$ 1,38 mil) e R$ 10 mil (US$ 6,25 mil). A aposta da Sony no Brasil é tamanha que, no fim do ano passado, a companhia fechou um acordo para fabricar alguns modelos Vaio em Jundiaí, na fábrica da Foxconn. Esse acordo de produção, que tem o objetivo de suprir o mercado interno, é o único da Sony na América Latina para a marca Vaio.