31/10/12 15h36

Sorocaba ganha montadora e se reinventa

Folha de São Paulo

Cidade, que cresceu quase 150% de 2000 a 2009, é hoje um dos principais centros de produção automotiva no país
Com dez universidades e um centro tecnológico integrado, município mira o futuro e aposta em diversificar produção

Sorocaba é uma locomotiva em constante mudança e puxa em seu trajeto a expansão de cidades vizinhas, além da indústria local, do comércio, do mercado de trabalho e do setor de educação.

A localização e infraestrutura logística da cidade a 99 km de São Paulo são os motivos que levaram ao salto do PIB municipal. Em 2000, o Produto Interno Bruto da cidade era de R$ 5,7 bilhões. Em 2009, passou para R$ 14,2 bilhões, um incremento de quase 150%.

"Houve uma grande mudança de perfil da atividade na cidade, que passou da vocação têxtil para o desenvolvimento do polo metalomecânico", afirma o economista Geraldo Almeida, professor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

"Esse movimento trouxe grandes fornecedores para cá. A indústria movimentou o setor de serviço, que incrementou o comércio, desenvolvendo sua própria mão de obra qualificada. Entramos em um círculo virtuoso", completa.

QUALIFICAÇÃO

Segundo dados do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), a cidade tem dez universidades, entre públicas e privadas.

"Ter capacitação local ajuda a crescer com qualidade. Sorocaba sempre teve um forte tino industrial, mas recentemente um planejamento coordenado do município com o governo do Estado potencializou a vocação regional", diz Antonio Roberto Beldi, diretor regional do Ciesp Sorocaba.

A prefeitura estima que os investimentos das empresas na cidade cheguem a R$ 5 bilhões de 2007 a 2013.

Nesse período, devem ser gerados 35 mil empregos diretos e 90 mil no total, nas mais de 1.300 empresas -em sua maioria de médio e grande porte.

REINVENÇÃO FABRIL

A cidade do interior paulista forjou sua indústria no setor têxtil, por meio da cultura do algodão, e, a partir da década de 1970, pegou o bonde certo da diversificação fabril. Hoje é um dos principais centros de produção automotiva no Brasil.

De olho no futuro, e em uma nova fase de diversificação, Sorocaba, que tem uma zona industrial antiga, inaugurou neste ano um parque tecnológico, com dois milhões de metros quadrados, ao lado do novo parque industrial, de 20 milhões de metros quadrados.

O parque tecnológico, segundo o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, utiliza o conceito de terceira geração, uma tendência europeia cuja proposta é interligar em uma mesma região empresas de natureza tecnológica, com apoio acadêmico local e utilização de recursos humanos e físicos igualmente da região.

A ideia gera passivo ambiental menor, ativa a economia local e fortalece a região.

Além disso,a cidade recebeu em agosto fábrica da Toyota, a única no Brasil da montadora desenvolvida totalmente com o conceito "Ecofactory".

Esse conceito reduz emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos e emissões de gases que causam o efeito estufa, além de reutilização das águas pluviais e preservação da área.