16/11/19 12h24

SP Conecta Cidades ajuda municípios do interior a inovar

Realizado pela InvestSP, evento atua na promoção e fortalecimento do ecossistema paulista de startups

InvestSP

O ano de 2019 foi bastante produtivo para os empreendedores que compareceram às edições do SP Conecta Cidades. O evento organizado pela InvestSP em parceria com entidades municipais leva aos municípios paulistas informações sobre como desenvolver o ambiente de inovação local.

Ao todo foram realizadas 11 edições do SP Conecta Cidades em 7 municípios diferentes e mais de 850 pessoas foram sensibilizadas sobre sua importância para aumentar o nível de inovação na região em que vivem e realizam negócios.

Com uma média de público expressiva, a estratégia de atuação do evento é ter uma estrutura simples e descontraída para que os participantes se sintam próximos, facilitando assim o networking entreos presentes.

Um dos municípios que recebeu uma edição do SP Conecta Cidades foi Barueri. Com os novos contatos estabelecidos no evento, investidores e empreendedores da região passaram a organizar encontros de negócios. Em Jundiaí, a realização do evento proporcionou um aumento no número de inscrições para o programa Startup.SP do Sebrae, que foi parceiro na promoção do evento na cidade.

Com o empenho da equipe de inovação da InvestSP, dos municípios e das entidades parceiras os resultados do programa têm sido alcançados. “O programa SP Conecta Cidades vem tendo resultados positivos nas cidades em que passamos, como startups que encontraram investidores e municípios que organizaram seu ecossistema”, conta Franklin Ribeiro Head do Ecossistema de Startups da InvestSP.

Para 2020 já estão planejadas novidades como a expansão das mentorias durante o evento. Testada na edição de Salto a possibilidade de ser atendido por mentores foi bem recebida pelos empreendedores. Outro ponto que será bastante trabalhado é a aproximação de startups e empresas que buscam inovação para seus negócios.

“Não basta criar espaços físicos de pesquisa é necessário movimentar a população local para que, cada vez mais, a inovação seja apoiada. Com isso em mente, estamos planejando a expansão do programa em 2020 para contarmos com a parceria de empresas locais”, finalizou Ribeiro.