16/11/22 15h07

SP defende fomento da bioenergia e do etanol de segunda geração na COP 27

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

O governo de São Paulo defendeu que o mundo deve fomentar o uso de bioenergia e do etanol de segunda geração. A afirmação ocorreu durante palestra no Climate Action Hub, na COP 27, realizada em Sharm El Sheik no Egito.

“A bioenergia e o etanol de segunda geração são essenciais para a transição energética e descarbonização, pois aumentam a oferta de biocombustíveis e reduzem as emissões de carbono” afirmou o Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.

O etanol de segunda geração (também conhecido como etanol celulósico) é gerado a partir dos subprodutos da produção de etanol e açúcar (palha e bagaço) e possibilita um incremento da produção do biocombustível em até 50%, sem aumento da área cultivada. Além disso, sua utilização promove uma redução de emissões superior a 90% quando substitui a gasolina.

“A utilização do etanol celulósico atrai investimentos para o campo, contribui com o aumento da eficiência da cadeia produtiva e estimula a economia circular, ao mesmo tempo que amplia a oferta nacional de biocombustíveis e substitui a gasolina em veículos leves, acelerando a descarbonização”, finalizou Chucre.

No Estado de São Paulo, com uma planta dedicada à produção do etanol de segunda geração em operação, três em construção e outras cinco novas unidades recentemente anunciadas, a Raízen, empresa brasileira de produção e comercialização de etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia, é a única produtora de E2G em escala industrial do mundo.

Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2022/11/sp-defende-fomento-da-bioenergia-e-do-etanol-de-segunda-geracao-na-cop-27/