11/11/22 14h20

SP financia usina solar flutuante sobre cava

Geração esperada deve ficar ente 100 mil e 120 mko kW/h

Valor Econômico

O banco de fomento estadual do Estado de São Paulo, Desenvolve SP, vai financiar a execução de um projeto do Grupo AB Areias para construir uma usina solar flutuante sobre uma cava de mineração exaurida no município de Roseira, na região do Vale do Paraíba. Para executar o projeto, inédito no Brasil, serão desembolsados R$ 5,3 milhões.

A cava de mineração exaurida é uma espécie de lago deixado após a atividade de extração mineral - na maioria das vezes um lago estéril. Com a construção de uma usina fotovoltaica, a presidente do Desenvolve SP, Gabriela Redona Chiste, explica que a área de 7.384 m2 deixará de ser um território ambientalmente degradado e passará a ser utilizada de acordo com os princípios de sustentabilidade estabelecidos pelo Acordo de Paris, do qual o Brasil é signatário.

“É uma área que tinha ficado sem utilização que já havia sido totalmente degradada pela mineração. Agora, terá uma destinação para gerar energia de uma fonte renovável importante como a fotovoltaica”, diz Chiste, ressaltando que o financiamento ao projeto vai em linha com o objetivo do banco de fomento de aumentar a sua carteira ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um apelo global da Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza e proteger o meio ambiente e o clima.

A geração média de energia esperada após a instalação completa da usina em Roseira será entre 100 mil kW/h e 120 mil kW/h.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/11/11/sp-financia-usina-solar-flutuante-sobre-cava.ghtml