SP pra Toda Obra: Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes atinge 45% e segue até 2026
Com R$ 1 bilhão em investimentos, obras priorizam segurança, sustentabilidade e geração de empregos na malha rodoviária paulista
Agência SPAs obras de recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chegaram a 45,7% de execução, segundo relatório de abril apresentado à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O projeto prevê a recuperação de 2.689 quilômetros de faixas de rolamento, ao longo de 317 km de rodovias, com conclusão estimada para 2026. Trata-se de um dos maiores trabalhos de recuperação de pavimento realizados na malha estadual.
As melhorias integram o SP Pra Toda Obra, programa que contabiliza mais de 1.500 obras entregues, em andamento ou com ordem de serviço já expedida, cobrindo mais de 22,3 mil quilômetros de estradas em todas as regiões do Estado. São obras de duplicação, modernização, recuperação e construção de novos trechos rodoviários, além de contornos urbanos, acessos e travessias, promovendo integração entre o interior, o litoral e a Região Metropolitana de São Paulo.
Com investimento de R$ 1 bilhão, o recapeamento do sistema Anhanguera-Bandeirantes inclui melhorias estruturais, nova sinalização e ações voltadas à sustentabilidade. O objetivo é aumentar a durabilidade do pavimento, melhorar a segurança viária e reduzir os impactos ambientais.
Atualmente, 14 frentes de trabalho operam, principalmente no período noturno (das 22h às 5h), para minimizar transtornos no tráfego. As obras já geraram 791 empregos diretos e indiretos.
Até o momento, foram aplicadas 470,2 mil toneladas de massa asfáltica — a meta é chegar a 1 milhão de toneladas, incluindo 54 toneladas de asfalto com borracha reciclada, proveniente de 520 mil pneus. Ao final da obra, mais de 1,3 milhão de pneus inservíveis devem ser reaproveitados. Também estão sendo reutilizadas 64,8 mil toneladas de material fresado, retirado do pavimento antigo.
Na sinalização, está prevista a pintura de 39,5 mil m² de faixas — área equivalente a cinco campos de futebol — e a substituição de aproximadamente 500 mil tachas refletivas, aumentando a visibilidade e a segurança nas rodovias.
SP pra Toda Obra
Com o novo programa São Paulo pra Toda Obra, o Estado leva benefícios reais aos moradores de todas as regiões, promovendo a modernização de rodovias estaduais — públicas e concedidas —, além de estradas vicinais. Este é o maior programa de infraestrutura viária da história do Estado, com um investimento que soma R$ 30 bilhões em obras entregues, em andamento e a iniciar, em rodovias públicas e concedidas.
A iniciativa, que deve ser ampliada, contempla 22,3 mil quilômetros — o equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções abrangem grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Pela primeira vez, mais de 1.500 obras públicas e privadas se complementam, impulsionando o desenvolvimento do Estado.