30/10/12 16h24

SP pretende ampliar energia renovável para 69% da matriz, diz Aníbal

Valor Econômico

O governo de São Paulo pretende ampliar a geração de energia renovável dos atuais 55% para 69% da matriz energética do Estado até 2020. A informação é do secretário estadual de Energia, José Aníbal, que participou nesta manhã da 5ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível, na capital.
 
Segundo ele, será apresentado em breve um plano estadual que contempla a geração de energia por diversos meios, incluindo hidráulico, biomassa, solar, eólico e biogás.
 
“O plano está pronto. Mas é importante ter em conta que ele está muito relacionado ao governo federal”, disse Aníbal, referindo-se à política de geração de energia da União. Ele evitou comentar detalhes do projeto e a data prevista para apresentação. O secretário limitou-se a informar que divulgará na próxima semana um mapa de geração eólica.
 
Aníbal destacou que o governo pretende se concentrar no estímulo à biomassa de bagaço de cana-de-açúcar e que ações nesse sentido já foram tomadas, como a redução do ICMS para o setor sucroenergético de 25% para 12%. “A geração a partir da cana passará de 36% para 46% da matriz energética renovável em 2020”, ressaltou.